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Gestão financeira para e-commerces: 13 dicas para lucrar mais

Por: Dani Zeidan

Atua na Zoop como Business Development & Relationship Manager Leader. Possui atuação nas áreas de Relacionamento, Marketing e Comercial. Sua carreira foi construída em empresas de médio e grande porte nos setores de Telecom, Tecnologia, E-commerce, Meios de Pagamento e Financeiro.

A gestão financeira pode ser definida como um conjunto de ações voltadas para a administração dos recursos monetários de um negócio.

Explicando de outro modo, consiste em acompanhar, pontualmente, os valores que entram e saem do caixa e das contas bancárias, a fim de garantir a saúde financeira da empresa e seu crescimento.

A gestão financeira para e-commerce favorece a organização e o crescimento do negócio.

Por conta disso, o gerenciamento financeiro de um e-commerce deve contemplar atividades como: planejamento monetário, cumprimento de compromissos financeiros, boa gestão de estoque, verificação da política de preços e afins.

Ao fazer isso, é possível evitar, por exemplo, gastar mais do que lucra. Em paralelo, esse controle mais efetivo embasa as tomadas de decisão, a exemplo de saber quanto e onde investir para a companhia crescer.

Todavia, negligenciar esse gerenciamento pode levar a sérias consequências, tais como o esgotamento dos recursos monetários, o que pode resultar na falência do empreendimento.

Certamente, não é esse o resultado que você quer para seu comércio eletrônico, não é mesmo?

Então, siga a leitura deste artigo e confira 13 dicas de como fazer gestão financeira para e-commerce visando melhorar seus resultados.

Gestão financeira: o que é?

A gestão financeira empresarial consiste em administrar os recursos monetários de uma companhia, processo que deve ir além de apenas anotar os valores que entram e saem provenientes de vendas realizadas e de contas pagas.

Partindo desse princípio, entende-se que a gestão financeira para e-commerce nada mais é do que adotar práticas para gerenciar corretamente as receitas e as despesas desse modelo de negócio, a fim de contribuir para seu crescimento.

Quanto a isso, tenha em mente que a falta de um bom planejamento (incluindo o financeiro) é um dos principais motivos pelos quais as empresas fecham no Brasil.

As consequências de uma má gestão

Segundo um estudo do Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, divulgado no site Valor Econômico, 29% das microempresas fecham após cinco anos de atividade devido à ausência de um bom plano de ação.

Entre as empresas de pequeno porte, esse percentual é de 17% e, no geral, o setor com mais baixas é o comércio, com 30,2% do fechamento de empresas.

Um fato interessante apresentado no levantamento é que 59% dos participantes afirmaram que a gestão da empresa foi feita apenas nos seis primeiros meses de atividade. Outros 37% disseram ter realizado o gerenciamento por até dois anos, e somente 11% fizeram essa atividade por mais de dois anos.

No caso, pode-se entender que os empreendedores, de modo geral, sabem da importância de realizar o gerenciamento de seus negócios. Mas, por algum motivo, não levam essa prática adiante, o que acaba resultando no fechamento da companhia.

Apenas por esse ponto de vista, já dá para você ter uma boa ideia da importância de realizar uma boa gestão financeira para seu e-commerce, concorda?

Por que realizar a gestão financeira do seu e-commerce?

Uma forma de reforçarmos esse entendimento é apresentando os motivos pelos quais você deve realizar a gestão financeira do seu e-commerce. Entre os mais importantes estão:

– embasa as tomadas de decisão;
– contribui para enfrentar os desafios desse mercado;
– promove um melhor controle de gastos;
– gera uma boa visibilidade da saúde financeira do negócio;
– otimiza o fluxo de caixa;
– garante o pagamento correto das contas e despesas;
– estrutura uma relação saudável com fornecedores;
– melhora a imagem da marca;
– ajuda a atrair investidores.

Embasa as tomadas de decisão

Ao realizar o gerenciamento financeiro do seu e-commerce, você terá nas mãos diversos dados, incluindo os monetários (como valores que entram e saem no caixa e nas contas), volume de vendas, quais produtos vendem mais etc.

Tais dados embasam suas decisões, saindo do “achismo” e se respaldando em informações e números que mostram a realidade do seu comércio eletrônico.

Ao deliberar sobre esses dados, as chances de abordagens erradas diminuem, assim como aumentam as possibilidades de obter resultados positivos e mais significativos para a empresa.

Contribui para enfrentar os desafios desse mercado

Neste, e nos próximos anos, os e-commerces devem continuar enfrentando desafios para seguir crescendo.

Nessa linha, os dados apresentados pela consultoria Nielsen IQ Ebit indicam que o comércio eletrônico brasileiro sofreu uma queda de 23% no faturamento bruto em 2022, em comparação a 2021.

Já os dados da agência Conversion mostraram que o e-commerce teve queda de 4,5% nos acessos no primeiro semestre de 2023.

Apesar desse cenário, a tendência é de aumento da CAGR, taxa de crescimento anual até 2027.

Conforme revelado pelo site Statista, o Brasil ocupa o segundo lugar desse ranking, com crescimento previsto de 14,7%, atrás apenas da Índia, que apresenta expectativa de 14,11% de aumento.

E, para enfrentar esse sobe e desce, sentindo o menor impacto possível, é fundamental realizar uma boa gestão financeira. Somente dessa forma você terá, por exemplo, saldo suficiente em caixa para arcar com as despesas fixas do seu e-commerce em períodos de baixas vendas.

Promove um melhor controle de gastos

Por falar em despesas, um gerenciamento financeiro efetivo é a melhor forma de controlar gastos.

Por meio dessa administração monetária, você saberá exatamente quais são os gastos fixos e variáveis do seu e-commerce e o quanto é necessário ter em caixa, todos os meses, para manter o negócio funcionando.

Aliás, essa é uma ótima maneira de identificar pontos de perdas financeiras, resultando em boas oportunidades para economizar e, claro, elevar a margem de lucro da empresa.

Gera uma boa visibilidade da saúde financeira do negócio

Seguindo essa linha de raciocínio, você terá uma visão ampla e clara de todas as movimentações financeiras do seu comércio eletrônico.

Uma das vantagens dessa visualização é que fica muito mais fácil identificar o que está gerando lucros e o que está dando prejuízos.

Lembra das tomadas de decisão baseadas em dados que citamos? Pois bem, é justamente em momentos como esses que elas se aplicam.

Otimiza o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o movimento de entrada e saída dos valores da sua empresa. Explicando de outro modo, trata-se da movimentação das quantias recebidas (geralmente, provenientes de vendas) e das pagas (referentes às contas e despesas quitadas).

Certamente, essa é uma das atividades que mais se beneficiam com a realização de uma boa gestão financeira para e-commerce. Entre os motivos, estão:

– possibilidade de prever o orçamento da empresa;
– ter a chance de verificar se os valores das vendas estão sendo suficientes para cobrir os gastos do e-commerce;
– identificar se o negócio está ou não em déficit financeiro, dando a oportunidade de adotar as medidas necessárias antes de gerar mais prejuízos.

Garante o pagamento correto das contas e despesas

Arcar com os compromissos financeiros é vital para o crescimento de qualquer empresa. E, com os e-commerces, essa dinâmica não seria diferente.

Deixar de pagar impostos, por exemplo, resulta em diversos problemas com os órgãos fiscalizadores. Dependendo da extensão, podem até mesmo levar à perda do CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, deixando a empresa na ilegalidade.

Pagar em dia o salário dos funcionários segue o mesmo princípio. Quanto a isso, lembre-se de que não cumprir com esse compromisso gera insatisfação nos colaboradores, o que tende a afetar o atendimento ao cliente, levando a diversos outros problemas.

Estrutura uma relação saudável com fornecedores

O mesmo modo de pensar pode ser aplicado quando o assunto é garantir o pagamento dos fornecedores.

Dependendo do modelo de negócio, não quitar essa despesa nos prazos acordados deixará o e-commerce sem mercadoria para vender. Consequentemente, o negócio terá perda de clientes e de lucratividade.

Melhora a imagem da marca

Os dois últimos pontos que citamos podem afetar seriamente a imagem da marca, visto que parte dos stakeholders estarão descontentes com o comércio eletrônico.

A boa notícia é que realizar a gestão financeira evita esses transtornos, tornando a empresa mais interessante para clientes, profissionais e parceiros de negócio.

Ajuda a atrair investidores

Tal gestão contribui para chamar a atenção de potenciais investidores. Aqui, vale destacarmos que uma das primeiras avaliações feitas pelos interessados é a verificação da saúde financeira e do potencial de lucratividade da empresa.

Para apresentar esses pontos aos investidores, é primordial que todos os documentos, dados, relatórios e levantamentos financeiros estejam devidamente atualizados e de fácil acesso.

Como você deve estar imaginando, isso é possível e fácil de ser feito se a gestão financeira do e-commerce estiver sendo realizada periodicamente.

13 dicas de como fazer uma boa gestão financeira para e-commerce

E como se beneficiar de tudo o que dissemos até agora? Para isso, você pode adotar estas dicas de gestão financeira para e-commerce:

– elabore um planejamento financeiro completo;
– conheça os ganhos e gastos do seu negócio;
– separe as contas pessoais das empresariais;
– controle o fluxo de caixa periodicamente;
– monitore constantemente o estoque;
– cumpra com seus compromissos financeiros;
– verifique os tributos que incidem sobre sua empresa;
– analise se o regime tributário escolhido é o ideal;
– faça projeções de ganhos e despesas;
– reavalie os preços praticados;
– use indicadores de desempenho financeiro;
– utilize softwares próprios para gestão financeira de e-commerce;
– escolha bem os meios de pagamento oferecidos.

Elabore um planejamento financeiro completo

Quando falamos de planejamento financeiro completo, estamos nos referindo a ir além de somente listar e acompanhar todas as receitas e despesas do seu e-commerce.

Para esse documento realmente servir de base para suas decisões, ele deve ser abrangente e contemplar diversos pontos, por exemplo:

– metas e objetivos de crescimento em curto, médio e longo prazo;
– identificação de pontos de melhoria;
– previsão de cenários financeiros diversos.

A ideia, portanto, é criar uma espécie de mapa, a partir de todos os registros monetários do negócio, incluindo os passados e os atuais, a fim de viabilizar projeções mais precisas.

Conheça os ganhos e os gastos do seu negócio

A partir do planejamento financeiro, torna-se mais fácil identificar os ganhos e os gastos do seu e-commerce. Afinal, terá que relacioná-los para saber quanto precisa faturar para arcar com todas as despesas, certo?

Como já comentamos aqui, saber quanto entra e quanto sai da conta do seu comércio é essencial para verificar pontos de perda monetária.

Por exemplo, ao fazer esse levantamento, você pode identificar que os custos com luz e internet estão muito altos ou que um fornecedor está com preços elevados que comprometem sua margem de lucro.

Ao ter informações como essas nas mãos, você pode renegociar essas contas ou encontrar meios de reduzir os gastos do seu e-commerce, atentando-se para não comprometer a qualidade do que é entregue aos clientes.

Separe as contas pessoais das empresariais

Principalmente quando se está começando, é comum os gestores misturarem as contas pessoais e empresariais. Entretanto, fazer isso dificulta, e muito, identificar se o negócio está dando lucro ou não.

Consequentemente, essa prática compromete o crescimento da empresa, visto que não deixa claro quanto o e-commerce está gerando e o quanto pode ser reinvestido para sua expansão.

Por isso, o ideal é separar as contas e fazer a gestão financeira pessoal separadamente da empresarial. Dessa forma, o gerenciamento fica muito mais profissional e fácil de ser administrado.

Controle o fluxo de caixa periodicamente

Não há como fazer uma boa gestão financeira para e-commerce se o fluxo de caixa não for controlado periodicamente. Isso porque, ao negligenciar essa atividade, você corre um sério risco de “se perder” nas entradas e saídas de valores.

Quando isso acontece, fica bem difícil identificar se a empresa está tendo lucro ou prejuízo, e se tem dinheiro suficiente para as despesas ou não. Logo, nossa dica é definir um período para a realização de controle de fluxo de caixa.

É certo que cada e-commerce tem suas necessidades gerenciais e volume de vendas. Porém, é fundamental que esse acompanhamento não seja feito de forma muito espaçada, a fim de evitar perdas de registros financeiros.

Monitore constantemente o estoque

Para e-commerces que trabalham com estoque, fazer um bom gerenciamento dos produtos disponíveis é a chave para evitar perda de insumos ou compras desnecessárias.

Tenha em mente que ambas as situações geram perdas financeiras, seja por conta de materiais que chegaram ao vencimento e, por isso, não podem mais ser vendidos, ou pela aquisição de produtos que já tinham boas quantidades estocadas.

Infelizmente, no primeiro caso, não há muito o que ser feito. Porém, no segundo, pode-se fazer uma promoção dos itens que estão em excesso no estoque. Ainda que comercializados a preços menores, é uma boa estratégia para diminuir a perda financeira.

Cumpra com seus compromissos financeiros

Lembra que falamos que a gestão financeira ajuda a cumprir os compromissos? Pois bem, um dos caminhos para otimizar essa atividade é abrindo uma espécie de agenda que mostre e avise todas as datas nas quais as contas precisam ser pagas.

Se puder automatizar os pagamentos – utilizando o débito automático, por exemplo -, as chances de esquecer de pagar algo são praticamente inexistentes.

Outra dica é usar um bom split de pagamento, principalmente se o processo de vendas tiver vários agentes envolvidos.

Ao utilizar essa ferramenta, a divisão de valores é feita automaticamente e, dependendo da parametrização do sistema usado, o valor é direcionado direto para a conta dos envolvidos na venda, sem passar pela sua e gerar mais despesas.

Verifique os tributos que incidem sobre sua empresa

Pagar os impostos em dia é outra prática essencial de um bom gerenciamento financeiro. A não quitação desses débitos na data certa leva à incidência de multas e juros, os quais resultam em mais gastos para seu negócio.

Uma forma de evitar isso é automatizando esses pagamentos. Para os tributos que não aceitam essa tratativa, anote os dias de vencimento, preferencialmente em um sistema de gestão que emite avisos e lembretes.

Analise se o regime tributário escolhido é o ideal

Outra boa dica de gestão financeira para e-commerce é verificar se os tributos pagos estão condizentes com seu modelo de negócio.

No Brasil, as empresas podem optar pelo Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido. Cada uma dessas categorias gera impostos e alíquotas distintas, que podem onerar, ou não, a saúde financeira do seu e-commerce.

A sugestão aqui é conversar com seu contador e solicitar uma reavaliação do regime tributário, em especial para confirmar se a tributação está condizente com o atual momento do seu comércio eletrônico.

Faça projeções de ganhos e despesas

A gestão financeira consiste em olhar para o passado e o presente do negócio, e também para o futuro.

Para contribuir com o crescimento do e-commerce, não deixe de realizar projeções de ganhos e despesas. Desse modo, poderá adotar estratégias que ajudarão a vender mais, bem como práticas para reduzir custos.

Inclusive, essas projeções podem fazer bastante diferença e melhorar a atuação do seu comércio em datas comemorativas, como Dia dos Pais, Black Friday e Natal.

Reavalie os preços praticados

E, por falar em vender mais, uma boa estratégia de gestão financeira para e-commerce é reavaliar os preços praticados. A ideia aqui é calculá-los de modo que os valores dos produtos e/ou serviços sejam competitivos, mas, ao mesmo tempo, atrativos para os clientes.

Atente-se para não reduzir demais os preços na intenção de atrair mais compradores e, com isso, comprometer sua margem de lucro.

Use indicadores de desempenho financeiro

Como o próprio nome sugere, os indicadores financeiros permitem identificar como está a saúde financeira do seu e-commerce. Eles também são ferramentas importantes para atingir metas e objetivos.

São vários os indicadores financeiros de desempenho que podem ser utilizados. A escolha depende do que você pretende monitorar.

Alguns exemplos são:

– receita bruta;
– margem de lucro líquida;
– retorno sobre capital investido;
– custos fixos;
– custos variáveis;
– ticket médio;
– nível de endividamento;
– ponto de equilíbrio;
– valor econômico agregado;
– giro de estoque;
– rentabilidade;
– resultado operacional;
– resultado líquido;
– ponto de equilíbrio;
– retorno sobre investimento;
– resultado operacional de caixa.

Utilize softwares próprios para gestão financeira de e-commerce

Como você viu até aqui, são vários os processos e as atividades que contemplam o gerenciamento financeiro de um e-commerce.

Realizar essas tarefas manualmente demanda tempo e aumenta as chances de erros. Além disso, compromete a escalabilidade do negócio.

Com isso em mente, a dica é usar plataformas próprias para essa gestão, dando preferência para aquelas que viabilizam a integração com meios de pagamento.

Escolha bem os meios de pagamento oferecidos

Quanto aos meios de pagamento, saiba que eles também afetam a saúde financeira do seu negócio. Um dos principais motivos é que os clientes desistem de comprar quando não encontram o método que preferem.

Prova disso vem de um dos relatórios de tendências da Zoop, fintech de tecnologia para serviços financeiros, o qual revelou que 80% dos consumidores deixam de concluir um pedido quando não acham o método de pagamento favorito.

Sendo assim, o ideal é diversificar as formas e os meios de pagamento, mesclando entre os mais tradicionais, como cartão de crédito, cartão de débito e boleto bancário, e os mais atuais e modernos, como carteira digital, link de pagamento e Pix.

E, para lidar com todas essas opções sem comprometer o checkout ou a gestão financeira do e-commerce, é importante utilizar uma boa plataforma de pagamento online, que comporte diferentes meios de pagamento e conte com o dashboard de controle financeiro para facilitar sua rotina.