Logo E-Commerce Brasil

Datas comemorativas: a chave para o sucesso está no planejamento estratégico de vendas

Por: Marta Costa

Chief Growth Officer na Social Digital Commerce

Possui dezessete anos de experiência em gestão de marketing e comunicação de marcas globais nos mercados latino-americano, africano, norte-americano e europeu. É especialista em planejamento e implementação estratégica em diversas áreas: marca, marketing & comunicação, inovação digital e transformação digital, soluções de comércio eletrônico e negócios digitais, conteúdo da marca, mídia, desenvolvimento de negócios, estratégia de vendas. Além disso, trabalha com full commerce nos segmentos B2C, B2B e B2E, marketplace, omnichannel, loyalty e cross border, e possui sólida experiência no setor de varejo e seus negócios e ecossistemas de distribuição, liderança, gestão, coordenação e desenvolvimento de grandes equipes. É consultora estratégica de marketing & comunicação para startups, pequenas e médias empresas.

O mercado é aquecido por diversas ocasiões especiais e períodos temáticos ao longo do ano, estimulando a vontade de consumo nos clientes. Para aumentar as vendas, é crucial ter uma estratégia sólida que aproveite o potencial de cada uma dessas datas e períodos. Embora o consumidor se prepare com antecedência para compras sazonais, muitas vezes ele não as realiza no dia exato do período temático. Portanto, as empresas devem planejar cuidadosamente para atingir o sucesso.

Uma preparação com antecedência pode alavancar suas vendas e te auxiliar no aproveitamento das oportunidades do mercado sazonal.

Algumas datas oferecem boas oportunidades de negócios, como o Dia das Mães, o Natal e a Black Friday, que mobilizam toda a sociedade e geram oportunidades em praticamente todos os setores do comércio. No entanto, outras datas podem ser mais específicas e atender somente a determinados setores varejistas.

A importância da estratégia

Para obter sucesso em uma ação de vendas durante uma data ou período específico, é essencial contar com uma estratégia eficiente, com a identificação dos interesses dos públicos-alvo, campanhas sólidas de marketing em preparação à data especial, planos com anúncios pagos, preparação dos estoques para evitar constrangimento dos clientes e a organização de toda a parte logística para evitar atrasos. Esse planejamento deve ser feito com bastante antecedência e deve ser atualizado em relação aos novos padrões de comportamento da sociedade.

Para se ter uma ideia, um levantamento da Confi.Neotrust sobre a Black Friday 2022 revelou que os e-commerces registraram um total de dez milhões de pedidos, com um faturamento estimado de R$ 6,15 bilhões. Esses dados evidenciam como varejistas devem estar totalmente preparados para períodos de compras sazonais.

Estoque e volume de pedidos

Em qualquer negócio varejista, o controle de estoque é um aspecto crucial. Uma gestão desorganizada pode resultar em custos mais elevados com armazenamento de produtos ou perda de vendas devido à falta de mercadorias disponíveis. Por isso, a preparação para datas especiais deve começar de dois a três meses antes, analisando dados de eventos passados para preparar o estoque, negociando com fornecedores antecipadamente e organizando armazenagem de produtos para acelerar a reposição.

No entanto, algo que deve ser levado em consideração é o fato de o volume de pedidos poder exceder a capacidade de entrega da empresa. No tocante a esse assunto, pode valer muito a pena aderir ao omnichannel para garantir que a experiência do cliente com a marca seja contínua. Dessa forma, é possível pensar em oferecer serviços de retirada em lojas físicas ou em centros de distribuição com o objetivo de aliviar o setor de entregas da empresa.

Planejamento

O e-commerce também se beneficia das datas comemorativas, visto que, segundo a Confi.Neotrust, oito milhões de usuários fizeram compras online durante a Black Friday 2022. As campanhas sazonais têm grande potencial de penetração e engajamento espontâneo ao usar as redes sociais e os dados pessoais de navegação. O monitoramento de cliques em anúncios e hotsites pode gerar informações valiosas sobre interesses, capacidade de compra, horários habituais de acesso e muitos outros dados.

Porém, os varejistas do e-commerce enfrentam alguns desafios, principalmente porque, assim como no varejo, o aumento da demanda exige uma atenção redobrada na logística de entrega e no controle de estoque da empresa, como mencionamos anteriormente. Os atrasos na entrega costumam ser uma das maiores reclamações dos consumidores ao comprar online e podem abalar a confiança na empresa. A gestão de estoque no e-commerce, portanto, é imprescindível em épocas de alta demanda.

Em suma, se fôssemos resumir este artigo em uma palavra, seria: PLANEJAMENTO! Afinal, para atender às grandes demandas dos períodos de datas comemorativas, a empresa precisa estar preparada para tal. Mesmo com as dificuldades desses períodos, se o planejamento for executado de forma correta, sua empresa pode atingir outro patamar de vendas.