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O poder do mobile: como o celular virou o principal ponto de conversão para a pós-Black Friday

Por: Paula Freire

Com mais de 15 anos de experiência, Paula Freire fez parte do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 na área de Sponsorship. Além disso, ela também acumula seis anos de experiência na Operação Comercial da Hands, uma das pioneiras no mercado de Mobile Advertising, e também possui passagens em empresas de publicidade e telefonia como Innova – All Around The Brand e TIM Brasil. Atualmente ela ocupa o cargo de Head of Sales na Siprocal.

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Nos últimos anos, o celular tornou-se a principal ferramenta de intermediação de compras da população. Para se ter uma ideia, as campanhas publicitárias exibidas em smartphones durante datas comemorativas têm influenciado a decisão de compra de 52% dos consumidores brasileiros, segundo levantamento da Siprocal em parceria com o Opinion Box. De acordo com a pesquisa, ações como essa ajudam na escolha de produtos para presentear e aumentam as chances de fidelização e conversão.

Pessoa segurando um smartphone que exibe uma tela com o texto “Black Friday” e uma etiqueta de desconto.
Imagem: Envato.

Esse fluxo exige que marcas repensem suas estratégias para se relacionarem com o seu público-alvo nas próximas edições de uma das maiores datas comerciais. Na edição deste ano, vimos de perto como o smartphone não serve apenas para navegação, e sim como ferramenta de pesquisa e comparação de preços em poucos cliques, que são muitas vezes motivadas por uma notificação via push ou até mesmo um anúncio personalizado. Em outras palavras, o mobile concentra tempo, atenção e decisão, é o principal ponto de contato entre marca e consumidor.

Quando o mobile vira canal de decisão

Não é de surpreender que durante a Black Friday 2025 esse relacionamento tenha ficado cada vez mais evidente. Grandes marcas como Netshoes, Petz, Soldiers Nutrition e até mesmo o Nubank apostaram em estratégias de marketing assertivas para captar a atenção do usuário com mais facilidade em um curto período de tempo. Em todos esses casos, um fator importante entrou em cena: a utilização de dados como principal aliado para melhorar a oferta de produtos que realmente façam sentido para o seu comprador.

As empresas compreenderam a importância de estudar a fundo o comportamento do usuário, e seus hábitos ajudam marcas a direcionarem melhor seus anúncios, seja por meio de notificações via push ou publicidade geolocalizada, refinando suas estratégias a partir dos dados gerados. Quando bem construídas, as campanhas deixam de ser percebidas como uma interrupção e passam a integrar a experiência do usuário, destacando-se da concorrência.

Personalização e dados: o novo normal do varejo digital

Este ano, tivemos a comprovação que os anúncios influenciam, mas a execução é que fez a diferença, sendo responsável por gerar conexão. A partir da integração de dados de comportamento, localização e performance, é possível transformar a experiência no mobile, desenvolvendo campanhas que conversam com o seu público-alvo de uma maneira mais personalizada, no momento mais propício para a conversão. As tecnologias permitem gerar valor e transformar interação em relacionamento e fidelização.

Mais do que apenas um canal de venda, o mobile se destacou por oferecer um universo de possibilidades para o relacionamento das marcas com os seus clientes. É nele que são despertados os primeiros laços de conexão, abrindo portas para períodos que vão além da Black Friday. Cabe às marcas compreenderem a importância de utilizar os dados como seus aliados para criar experiências significadas nos primeiros toques nas telas e se destacarem nas próximas edições.