Nos últimos anos, o celular tornou-se a principal ferramenta de intermediação de compras da população. Para se ter uma ideia, as campanhas publicitárias exibidas em smartphones durante datas comemorativas têm influenciado a decisão de compra de 52% dos consumidores brasileiros, segundo levantamento da Siprocal em parceria com o Opinion Box. De acordo com a pesquisa, ações como essa ajudam na escolha de produtos para presentear e aumentam as chances de fidelização e conversão.

Esse fluxo exige que marcas repensem suas estratégias para se relacionarem com o seu público-alvo nas próximas edições de uma das maiores datas comerciais. Na edição deste ano, vimos de perto como o smartphone não serve apenas para navegação, e sim como ferramenta de pesquisa e comparação de preços em poucos cliques, que são muitas vezes motivadas por uma notificação via push ou até mesmo um anúncio personalizado. Em outras palavras, o mobile concentra tempo, atenção e decisão, é o principal ponto de contato entre marca e consumidor.
Quando o mobile vira canal de decisão
Não é de surpreender que durante a Black Friday 2025 esse relacionamento tenha ficado cada vez mais evidente. Grandes marcas como Netshoes, Petz, Soldiers Nutrition e até mesmo o Nubank apostaram em estratégias de marketing assertivas para captar a atenção do usuário com mais facilidade em um curto período de tempo. Em todos esses casos, um fator importante entrou em cena: a utilização de dados como principal aliado para melhorar a oferta de produtos que realmente façam sentido para o seu comprador.
As empresas compreenderam a importância de estudar a fundo o comportamento do usuário, e seus hábitos ajudam marcas a direcionarem melhor seus anúncios, seja por meio de notificações via push ou publicidade geolocalizada, refinando suas estratégias a partir dos dados gerados. Quando bem construídas, as campanhas deixam de ser percebidas como uma interrupção e passam a integrar a experiência do usuário, destacando-se da concorrência.
Personalização e dados: o novo normal do varejo digital
Este ano, tivemos a comprovação que os anúncios influenciam, mas a execução é que fez a diferença, sendo responsável por gerar conexão. A partir da integração de dados de comportamento, localização e performance, é possível transformar a experiência no mobile, desenvolvendo campanhas que conversam com o seu público-alvo de uma maneira mais personalizada, no momento mais propício para a conversão. As tecnologias permitem gerar valor e transformar interação em relacionamento e fidelização.
Mais do que apenas um canal de venda, o mobile se destacou por oferecer um universo de possibilidades para o relacionamento das marcas com os seus clientes. É nele que são despertados os primeiros laços de conexão, abrindo portas para períodos que vão além da Black Friday. Cabe às marcas compreenderem a importância de utilizar os dados como seus aliados para criar experiências significadas nos primeiros toques nas telas e se destacarem nas próximas edições.