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O impacto do Apple Vision Pro no futuro do e-commerce: pontos de atenção e primeiras aplicações

Por: Tiago Baeta

Fundador do E-Commerce Brasil

Tiago Baeta é fundador do Grupo iMasters e do E-Commerce Brasil, Diretor da Escola Superior de E-Commerce, eleito empreendedor do ano do Brasil em 2009, é também professor da ESPM, membro de conselhos e curador/mentor de diversas iniciativas digitais do país.

As vendas do Apple Vision Pro começaram nesta sexta-feira (2) nos Estados Unidos, e eu tive a oportunidade de acompanhar e testar o aparelho. Há muitos anos eu não ficava tão impressionado com as oportunidades que se abrem a partir de uma tecnologia. Me lembra o início da internet e tudo o que aquilo abria de possibilidades.

Embora o hardware em si não tenha me chamado muito a atenção, acredito que ainda está em evolução, a experiência imersiva mudará totalmente a forma como um usuário compra ou realiza qualquer atividade a distância. O comércio eletrônico, sem dúvida, passará por uma transformação radical. As interfaces que usamos hoje se tornarão obsoletas em pouco tempo.

Ao usar a experiência imersiva do óculos, a realidade realmente se confunde. Navegar por produtos e destinos, testar de verdade, sem fricção, com experiências que superam, inclusive, as experiências reais, com câmeras que chegam onde nossos olhos não chegam. E o iPhone 15 já pode gravar os chamados “vídeos especiais”, que é uma espécie de “vídeo real em 3D”, onde você assiste o vídeo estando imerso nele. É uma experiência sensacional! No próximo ano, quando você for ver o vídeo do seu aniversário, ou do natal em família, você vai voltar à realidade daquele momento, como nunca viu em nenhum outro vídeo anteriormente.

À esquerda, imagem de divulgação do Vision Pro. À direito, o teste do aparelho

A Apple fez uma grande declaração com o lançamento deste produto, que nos introduz ao mundo da computação espacial. A mensagem é simples: não há volta. Tim Cook, disse: “É o primeiro produto que você olha através, e não para… Você pode ver, ouvir e interagir com conteúdo digital como se estivesse em seu espaço físico. Você não está mais limitado por um display.”

Neste artigo listo 5 pontos que imagino que o óculos impactará mais imediatamente o e-commerce (difícil projetar a quantidade de oportunidades futuras) e trago também alguns exemplos reais de varejistas que já estão adotando a tecnologia. Mas nada disso substitui a experiência de testar o produto. Se você tiver a oportunidade, teste o quanto antes!

  • Experiência real: o consumidor pode experimentar os produtos virtualmente com uma sensação absurdamente real. Moda, casa, viagens, pet, carros, etc… Isso elimina a incerteza associada à compra online, proporcionando uma experiência de compra mais confiante e satisfatória.
  • Personalização Aumentada: A capacidade de visualizar produtos em seu ambiente real permite uma personalização sem precedentes. Os algoritmos de IA integrados ao Apple Vision Pro podem sugerir produtos com base nas preferências do usuário e até mesmo prever como um item específico se encaixaria em seu espaço.
  • Redução de Devoluções: Ao permitir que os consumidores visualizem produtos em tamanho real e em seu contexto, o Apple Vision Pro pode reduzir significativamente o número de devoluções.
  • Inovação na Publicidade: Os varejistas online podem aproveitar o óculos para criar anúncios mais envolventes e interativos. Os consumidores podem interagir com os produtos anunciados em seus próprios espaços, aumentando a probabilidade de conversão e melhorando o retorno sobre o investimento em publicidade.
  • Competitividade Aumentada: À medida que o óculos se torna mais difundido, os varejistas que adotam essa tecnologia têm uma vantagem competitiva. A capacidade de oferecer uma experiência de compra mais imersiva e personalizada pode atrair mais clientes e reter os existentes.

E-Commerce: Casos de uso do Vision Pro

Alguns varejistas já anunciaram os planos para uso do Vision Pro. Vamos a 3 exemplos:

Lowe’s

A Lowe’s anunciou o Lowe’s Style Studio, que permite aos consumidores visualizar designs de cozinha usando o Vision Pro. Os proprietários do óculos podem baixar o aplicativo na App Store, onde serão recebidos com uma cozinha 3D imersiva. Em seguida, podem escolher entre designs pré-definidos criados por estilistas ou criar designs personalizados a partir de suas próprias seleções de materiais, acessórios e eletrodomésticos disponíveis na Lowe’s.

Há quase 80 bilhões de combinações possíveis.

“O Lowe’s Style Studio imerge nossos clientes em uma experiência de design de ponta habilitada por computação espacial que tornará a melhoria da casa mais fácil do que nunca. Estou orgulhoso de nossa equipe por criar uma experiência poderosa e imersiva para os clientes do Apple Vision Pro”, disse Seemantini Godbole, vice-presidente executivo, diretor digital e de informações, em comunicado.

J. Crew

A J. Crew também anunciou um aplicativo para o Apple Vision Pro com a empresa de compras imersivas Obsess. O aplicativo servirá como um closet virtual para os clientes da J. Crew, que podem visualizar uma seleção curada de roupas. O Vision Pro tem a capacidade de permitir que os consumidores vejam a textura em uma ampliação maior do que em outras plataformas, disse o varejista. Com movimentos de mão e olhos, os usuários do aplicativo podem misturar e combinar peças para criar outfits e vê-los em um manequim virtual.

“A capacidade de criar combinações de roupas para diferentes ocasiões interativamente e em escala real no aplicativo J. Crew Virtual Closet é uma novidade no comércio eletrônico. Além disso, a capacidade para um estilista da J. Crew criar outfits remotamente com um cliente via SharePlay é a forma mais avançada de cliente digital disponível hoje”, disse Neha Singh, CEO e fundador da Obsess, em comunicado.

Os consumidores podem agendar consultas de estilo a partir de fevereiro.

E.l.f. Cosmetics

O aplicativo Vision Pro da E.l.f. chama-se “seu melhor e.l.f.”. Os consumidores podem comprar produtos da E.l.f. dentro do aplicativo e fazer o checkout com o Apple Pay. Os usuários são convidados a “brilhar dentro de três experiências sensoriais únicas inspiradas em nossos produtos mais adorados”. As três experiências são baseadas em Camo Cove, Big Mood e Halo Glow, todas disponíveis para compra dentro do aplicativo. Em cada ambiente, os usuários podem participar de “atividades relaxantes”, incluindo meditação guiada e pintura por números, disse o varejista.

“Parcerias com a Obsess para lançar um dos primeiros aplicativos de compra de beleza para o Apple Vision Pro é uma evolução para nossa marca, que sempre foi liderada digitalmente. Somos defensores da inovação e novas plataformas tecnológicas. A decisão de lançar no Apple Vision Pro não é apenas natural para nós; é crucial continuar a atender nossa comunidade – e entretê-los – onde quer que estejam”, disse Ekta Chopra, diretora digital da E.l.f., em comunicado.