
Um cliente pode desistir da compra se o cadastro for burocrático, mas não solicitar informações pode aumentar os casos de fraudes.
Como resolver esse problema? É o que vamos explicar neste artigo.Cadastro pode apoiar na redução de fraudes
Muitos clientes desistem da compra em e-commerce quando é necessário realizar cadastros para efetuar a venda. Para isso, muitos sites criaram meios de realizar compras sem que seja necessário o cadastro. Nesse modelo, são solicitados e-mail e informações de pagamento e entrega. Porém, com essas facilidades que foram criadas, o risco de fraude aumenta. Isso porque, sem que sejam solicitadas informações de confirmação de identidade, a pessoa que está efetuando a compra pode estar se passando por outra. Para isso, a automação do cadastro utilizando a tecnologia OCR pode ser de grande apoio. O OCR, ou Optical Character Recognition, trata do processo de leitura automatizada de dados através do envio da foto de um documento de identificação. Dessa forma, com a inteligência do OCR, o sistema entende os dados e os interpreta em texto, transformando-os em um formato que possa ser trabalhado posteriormente. Com isso, você garante a extração correta de informações dos clientes e ainda reduz burocracias de cadastro para o usuário.Mas como funcionaria na prática?
Vamos usar um exemplo através da jornada de um cliente. O cliente entra em seu site, escolhe o produto e quer finalizar a compra. No entanto, não tem cadastro em seu site. Sua empresa pode, então, solicitar o envio da foto de um documento. Através da foto enviada, o sistema faz uma análise e leitura do documento. O sistema irá comparar os dados da imagem com outras fontes existentes em seu banco de dados. Ele também irá converter os dados em caracteres de texto, aplicando para a finalidade de cadastro. Pronto, está realizado o cadastro e seu cliente pode efetuar a compra. Com esse processo, além de melhorar a experiência em cadastro, você reduz chances de fraude de identidade. Pois, para efetuar a compra e o cadastro em seu site, a pessoa deve estar portando o documento de identidade.Experiência em cadastro
Para melhorar a experiência em cadastro no meio digital, alguns cuidados são importantes. Vamos ver alguns erros que seu e-commerce deve evitar.- Falta de padronização: é importante manter um padrão na coleta de informação no cadastro dos clientes. Isso garante maior facilidade na gestão interna do seu e-commerce;
- Informações desatualizadas: é essencial manter as informações atualizadas. Isso pode ser feito com uma periodicidade pré-definida e enviada através de e-mail ao cliente;
- Desorganização dos dados: o backoffice da gestão de cadastros não pode ser deixado de lado. É necessário contar com uma base de dados para organizar e gerir todos esses dados;
- Não validar os dados do cliente: é essencial realizar a validação cadastral automaticamente, ou seja, garantir que as informações fornecidas pelo cliente sejam verdadeiras.