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Análise de crédito: como é feita e quais são os benefícios?

Por: Renato Honório

Renato atualmente é Squad Leader na Cedro Technologies, mas já atuou na mesma empresa como analista de requisitos. Formado em Sistema de Informação, possui mais de oito anos de experiência na área de tecnologia.

De acordo com um levantamento do Mapa da Inadimplência, o número de inadimplentes no Brasil cresceu em 2022. O país tem hoje mais de 65 milhões de cadastros com algum tipo de dívida. No total, são pouco mais de seis milhões de empresas inadimplentes.

Os números comprovam a importância de realizar a análise de crédito com cuidado, de forma eficiente e visando diminuir os riscos de perdas financeiras.

O que é a análise de crédito

A concessão de crédito pode ser feita para pessoa física ou jurídica. De maneira simplificada, ela acontece quando uma organização confia que o seu cliente pode honrar os seus compromissos financeiros.

Antes de o crédito ser liberado, é realizada uma análise de crédito. Essa avaliação é importante para entender se o cliente realmente terá condições de pagar por um empréstimo ou as parcelas do financiamento.

Por meio dessa verificação, a empresa decidirá se o crédito será liberado. Portanto, quando a instituição concede financiamento, ela deve avaliar a probabilidade de recebimento ou não do valor.

Isso significa que quando é oferecido um crédito ou uma opção de financiamento, a empresa assume um risco. Por essa razão, a análise de crédito é fundamental para um negócio e deve ser feita criteriosamente. Caso contrário, a organização arcará com um prejuízo, comprometendo seu setor financeiro.

Como é feita a análise de crédito

A análise de crédito promove um amplo levantamento dos dados deixados pelo próprio cliente toda vez que ele realiza uma negociação com alguma instituição.

A ferramenta tecnológica faz uma pesquisa usando recursos como o Big Data e a inteligência artificial em diversos birôs de informações, como SERASA, SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), Open Banking e o Sisbacen (Sistema de Informações do Banco Central).

Todas as consultas referentes ao histórico financeiro do solicitante são feitas em tempo real, agilizando o processo, tanto para a instituição quanto para o cliente. Dessa forma, ambos terão uma resposta praticamente imediata.

A operação é feita automaticamente por meio do sistema, sem a necessidade de uma pessoa realizando a análise de crédito.

Muitas vezes, em caso de aprovação do crédito, o próprio vendedor negocia as opções de prazo de pagamento. A própria ferramenta apresenta as melhores condições de prazo para pagamento e com as melhores taxas de juros.

A verificação para pessoas físicas e jurídicas têm pequenas diferenças, como você verá a seguir.

Na análise para pessoas físicas, são analisadas:

    Na análise para empresas, os dados requisitados são:

      Benefícios em realizar a análise de crédito

      Instituições que realizam a análise de seus clientes têm inúmeras vantagens, assim como seus próprios clientes. O menor tempo de espera e uma avaliação mais justa do cadastro estão entre alguns benefícios.

      Uma das boas razões para utilizar a análise de crédito é que, após finalizar todos os processos de pesquisa, o programa fornece o score de crédito. Ele demonstrará uma pontuação média do cadastro que estiver sob consulta.

      Essa pontuação, que varia entre 0 e 1.000, identifica de maneira mais precisa as chances que cada cliente terá de quitar suas obrigações financeiras.

      Com maior agilidade nas consultas, o cliente tem a sua resposta em tempo real. Ninguém gosta de perder tempo, principalmente quando está sendo avaliado. Essa redução na espera oferece maior satisfação para os consumidores.

      As informações e os documentos apresentados pelo solicitante são verificados para garantir a veracidade das informações instantaneamente. Isso reduz bastante o risco de fraudes.

      Quando a ferramenta faz uma ampla pesquisa e define um score, seguindo sempre as configurações predeterminadas pelos gestores, aquilo que for decidido será o mais próximo da realidade possível. Se o crédito for concedido, é porque as chances de o cliente quitar sua conta é maior.

      Com a otimização dos processos, além da maior agilidade para definir um resultado, os gestores podem poupar recursos e ter uma equipe mais produtiva e com tempo para focar em ações importantes para a empresa, como avaliação dos indicadores recebidos pelo programa ou ações de marketing.

      Uma gestão automatizada dos processos de análise e concessão de crédito também reduz o índice de falhas humanas. Como é possível configurar previamente a classificação de risco após o processamento das consultas, o sistema se encarrega do restante, reduzindo os processos manuais.

      Cadastro positivo na análise de crédito

      Por fim, organizações que analisam somente a negativação dos cadastros podem, além de perder bons clientes, não estar sendo justas nas avaliações. Isso porque na verificação por negativação a empresa olha apenas para uma conta não quitada pelo cliente. Mas sabemos que imprevistos acontecem.

      Muitas vezes, durante anos, aquela pessoa ou empresa honrou seus compromissos. O ideal é levar em conta o cadastro positivo, que identifica todo o histórico financeiro de quem solicita o crédito.

      Contas de água, luz, financiamentos, empréstimos e suas respectivas datas de vencimento e pagamento ao longo de toda vida financeira serão analisados para chegar ao score de crédito final.