Pensando em abrir um negócio na internet? Tem uma empresa e está em dúvida se abre uma filial ou investe num e-commerce? Saiba que as condições nunca foram tão propícias para o comércio eletrônico.
Dados oficiais sobre o acesso da população brasileira à internet, divulgados no final de agosto, mostram que o avanço nessa área tem sido acelerado.
A pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor de Internet, indica que o Brasil tem hoje 126 milhões de usuários. Isso significa que 70% da população do país está conectada.
Para se ter ideia do quanto evoluímos, em 2008 esse índice estava em 34%. Em termos mundiais, o percentual fica na faixa dos 48%. Ou seja, nesse quesito estamos acima da média.
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Entender a movimentação do consumidor na internet é prioritário para quem pretende aproveitar melhor o potencial do comércio eletrônico, correto?
Reunimos neste artigo, informações importantes sobre o assunto, além de mostrarmos o que você deve fazer para ter uma operação de sucesso na internet.
Quantas pessoas acessam internet no Brasil?
Segundo os dados levantados na TIC Domicílios, um dos estudos mais completos do país (conduzido pelo CGI – Comitê Gestor de Internet), chegamos a 2019 a um total de 126,9 milhões de usuários de internet no Brasil. Em termos de percentuais, como citado acima, batemos na faixa dos 70%. Detalhe importante: nos centros urbanos o índice sobe para 74%. E existe ainda espaço para crescer, uma vez que nas zonas rurais o percentual está em 49%.Como se dá o acesso à web no mercado brasileiro?
Confirmando a tendência detectada há alguns anos, o estudo mostra o crescimento do acesso via dispositivos móveis. Em todas as classes sociais constata-se a diminuição no emprego do computador. Comparando os dados de 2014, o acesso via celular passou de 76% para 97%. No mesmo período, o computador saiu de 80% para 43%. Isso comprova que muitos usuários estão conhecendo a internet via aparelho celular e, com isso, nem vão passar pelo desktop. Para as lojas virtuais, essa é uma informação importante, uma vez que sinaliza a relevância das estratégias mobile first. Ou seja, quem pretende entrar nessa área precisa estar preparado para atender o público primeiro no mobile. Uma boa notícia: nos domicílios, tem predominado o acesso via banda larga, o que permite um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.Como as diferentes classes sociais acessam a internet?
Até alguns atrás, quem pensava em entrar no comércio eletrônico tinha que considerar as limitações de acesso à internet de algumas parcelas de público. Essa situação tem melhorado, confirmando que, independentemente do produto que será comercializado, é possível trabalhar com vendas via internet. Veja os dados:- Classe A – 91% da população tem acesso à internet;
- Classe B – 91%;
- Classe C – 76%
- Classes DE – 48%.
Quem compra pela internet?
A TIC Domicílios 2018 inclui dados específicos sobre o comércio eletrônico. Como veremos na sequência, os dados são positivos para o setor. Do total de usuários do país:- 60% declararam que fizeram pesquisas de preços de produtos e serviços;
- 30% disseram ter comprado ou encomendado algum item nos últimos 12 meses;
- 19% afirmaram que divulgaram ou venderam algum produto pela internet nesse período.