
Embora os jovens sejam um grupo bastante visado pelo varejista online, muitos deles não têm crédito.
No entanto, dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), do final de 2021, mostram que 46% dos brasileiros excessivamente endividados são jovens entre 25 e 29 anos. Além disso, 19% dos endividados são ainda mais novos e estão na faixa dos 18 aos 24 anos. Esses dois grupos juntos atingem a marca de 12,5 milhões de pessoas. Ou seja, quase 13 milhões de um público ideal, economicamente ativo e que é acostumado (e até prefere) a fazer compras online não têm crédito. Olhando esse cenário, é natural parar para refletir: quanto o seu e-commerce está perdendo por oferecer opções de parcelamento que só incluem boleto e cartões (de crédito ou débito)?Adaptar-se ao cliente é essencial
Muitos são os motivos que fazem com que o público jovem apresente algum nível de inadimplência. Especialistas afirmam que as razões incluem:- Falta de incentivo, desde a infância, ao ato de poupar;
- Deslumbramento com o início de uma vida economicamente ativa;
- Dificuldade em adquirir controle financeiro;
- Baixa remuneração nos seus empregos.
Foco no Pix e suas possibilidades
Hoje, 54% dos consumidores jovens (millennials e geração Z) brasileiros usam os neobanks como principal fonte financeira. Além de já usarem cada vez menos dinheiro em espécie, boletos e cartões de crédito ou débito, o uso do Pix entre esse público explodiu. Desde o lançamento do Pix (em novembro de 2020), o Banco Central já registra mais de 350 milhões de chaves cadastradas e mais de 105 milhões de pessoas físicas utilizando o sistema. O próprio Banco Central prevê para 2023 o Pix Garantido, um recurso que vai permitir que os pagamentos sejam parcelados e agendados por meio do Pix. No entanto, você sabia que já há empresas que se anteciparam e já oferecem pix parcelado sem juros para varejistas do comércio eletrônico? Além da grande vantagem, que é não perder esse cliente jovem que não usa mais o cartão de crédito, outros benefícios de aderir ao Pix parcelado incluem:- Aumento da sua taxa de conversão;
- Aumento do ticket médio;
- Aumento na taxa de aprovação;
- Maior fidelização de clientes;
- Economia em gastos com antecipação de recebíveis e de chargeback.