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Por que millennials e geração Z preferem comprar agora e pagar depois

Por: Eduardo Zucareli

Profissional com larga experiência em Gestão Comercial, Gestão de empreendimentos generalistas, Gestão de Mix de Lojistas, Mercado Varejista nacional e internacional. Participação no desenvolvimento de projetos comerciais voltados para empresas multinacionais ou nacionais, startups, empreendimentos de shopping center ou em concessionárias de aeroportos.

Toda vez que falamos sobre a diferença de gerações, sempre olhamos os aspectos de gosto, comportamento, engajamento social e, claro, seus hábitos de consumo. E, quanto a isso, percebe-se que a tendência é o crescimento do Buy Now Pay Later (BNPL) entre a geração Z e os millennials.

Como essas duas gerações passaram por muitas mudanças, principalmente em tecnologia, que hoje dita todas as tendências em todos os campos de atuação, sempre falamos do comportamento das duas.

Além disso, mesmo sendo duas gerações diferentes, são gerações economicamente ativas. Somado a tudo isso ainda, são economicamente ativas em comércios físicos e digitais. Ou seja, seus hábitos de consumo nos interessam muito!

Formas de pagamento favoritas dessas gerações

Segundo estimativas, jovens já não estão mais tão interessados em cartão de crédito. De acordo com os números:

  • 63% dos consumidores das gerações Y e Z não possuem cartão de crédito;
  • Esses que não possuem cartão de crédito representam 40% dos consumidores;
  • Ao mesmo tempo, 42% da geração Z são mais propensos a comprar caso uma opção BNPL seja oferecida;
  • Da mesma forma, 69% dos millennials também estão mais propensos a um verdadeiro “compre agora pague depois”.

Além disso, segundo os dados do Relatório de Tendências de Comércio e Pagamentos de 2022 da Global Payments, o buy now pay later deve se tornar um método pagamento mainstream ainda neste ano de 2022.

O que não é novidade para quem está, de fato, acompanhando as tendências de meios de pagamento emergentes no Brasil e no mundo.

Por que aderir ao BNPL para conquistar o público Y e Z?

Além do fato óbvio de que, ao conquistar as gerações Y e Z, você aumenta suas vendas e fideliza cada vez mais clientes, é importante lembrar algumas características desse público.

Hoje, no Brasil, já existem mais clientes neobancários do que aqueles bancários tradicionais. ennials/#:~:text=Os%20Neobanks%20tamb%C3%A9m,dos%20IFs%20legados.">Os números apontam que 54% dos consumidores millennials brasileiros e geração Z usam os neobanks como principal fonte financeira.

Ao passo que eles vão abandonando as formas tradicionais de pagamento (dinheiro em espécie, cheque, boleto, cartões de crédito e débito), eles aceitam sem muito receio as novidades. Essas gerações, inclusive, gostam de experimentar formas mais fáceis e online de pagamento.

Somado a tudo isso, o BNPL está chegando no Brasil para ficar! Isso porque, em escala global, essa forma de pagamento está crescendo mais e mais. De acordo com um estudo da Accenture, as transações BNPL representaram aproximadamente 6% de todas as despesas online em 2021.

Além disso, segundo a Juniper Research, a expectativa é de que os pagamentos de buy now pay later representem quase um quarto de todas as transações globais do comércio eletrônico até o ano de 2026.

Ou seja, se o mundo do comércio eletrônico está abraçando essa novidade, você não pode deixar sua loja de fora, não é mesmo?

Atualmente, no Brasil, já há essa solução disponível, e grandes nomes do e-commerce já utilizam o BNPL com Pix parcelado entre suas formas de pagamento. Por isso, pesquise, se atualize e mantenha-se competitivo quando o assunto é meio de pagamento.

Leia também: A Geração Z e o futuro dos meios de pagamentos