Logo E-Commerce Brasil

Inteligência de dados: como transformar a CX em uma vantagem competitiva real

Por: Natália Quadros

VP de Vendas Customer Experience para Brasil e MCLAC Sul na SAP

Natalia Quadros, ingressou na SAP em 2022 como Head of Growth e hoje ocupa a posição de VP de Vendas Customer Experience para Brasil e MCLAC Sul. Com formação em Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul, possui especializações em Estratégia Internacional pela EADA de Barcelona e Comunicação Eficaz pelo MIT, além de MBAs em Marketing e Gestão da Experiência do Cliente pela ESPM. Atua diretamente na conexão de tecnologias com as necessidades do mercado aproximando as mais diversas indústrias da transformação digital. Conta com ampla experiência em inteligência artificial com uso de linguagem natural e fomenta iniciativas de dados e marketing em mais de 40 países.

Ver página do autor

Em um ambiente de negócios no qual a velocidade e a precisão são essenciais para conquistar resultados expressivos, muitas empresas ainda optam por operar com um custo que é muitas vezes invisível. A tomada de decisão pautada na experiência ou em dados fragmentados é mais comum do que podemos imaginar, uma abordagem que limita o aproveitamento de oportunidades e reduz a eficiência operacional.

Homem com laptop em corredor de servidores iluminados por luzes azuis, em data center moderno.
Imagem: SAP

A maturidade analítica como pilar estratégico

O mercado atual exige uma gestão baseada em evidências, especialmente quando a CX está em pauta. A resposta para esse tipo de demanda é o avanço para a maturidade analítica da companhia, utilizando a inteligência de dados como pilar estratégico de diferentes etapas do processo.

Ao tomar essa atitude, a empresa transforma a complexidade do grande volume de informações em clareza, garantindo que o conhecimento circule pela organização e construa nas pessoas a confiança necessária para o crescimento. Afinal, 78% dos consumidores dão preferência para marcas que oferecem uma boa experiência, como mostra a pesquisa CX Trends 2025, realizada pelo Opinion Box. Isso coloca a experiência do cliente como uma verdadeira vantagem competitiva.

Integração de áreas e impacto na credibilidade

A inteligência de dados elimina os silos e gera alinhamento entre as áreas envolvidas no processo, garantindo que as equipes de marketing, vendas, serviços e finanças operem com a mesma linha de raciocínio. Essa clareza unifica metas e otimiza a alocação de recursos.

A combinação de conhecimento técnico com visão estratégica permite que os dados respondam não apenas ao que aconteceu, mas ao que fazer em seguida. Isso transforma a complexidade em insights acionáveis para a liderança.

A atenção aos detalhes e a agilidade nas interações são fundamentais, pois os dados confirmam a sensibilidade do consumidor à percepção de valor, já que 58% das pessoas desistiram de comprar porque não sentiram confiança na empresa.

Em paralelo, a percepção de credibilidade influencia diretamente a decisão do cliente. A mesma pesquisa mostrou que 48% dos consumidores abandonam a compra ao ver comentários ruins sobre a empresa, e 46% também fazem isso com avaliações negativas do produto.

IA aplicada à CX e vantagem competitiva dos dados

Ao possibilitar que o CRM seja nutrido por dados qualificados e estruturados, a inteligência de dados permite que a empresa resolva atritos rapidamente e seja transparente, preservando a reputação e a lealdade. Sua qualidade abre as portas para a implementação de soluções que criam eficiência e fortalecem a reputação.

A inteligência artificial, por exemplo, é potencializada por essa base de dados sólida para os agentes de IA, que garantem velocidade e precisão. Ferramentas de CX podem usar essa solução para:

– Otimização do serviço: agentes de criação de cotação transformam solicitações por e-mail em documentos prontos para envio, e agentes de classificação de casos encaminham automaticamente os tickets de suporte, garantindo a resposta certa no tempo certo.
– Experiência de compra: agentes de compras guiam os clientes pela descoberta de produtos, enquanto a IA integrada aprimora a descrição dos itens.
– Produtividade: copilotos de IA podem oferecer acesso com linguagem natural a insights do cliente e gerar conteúdo automatizado para e-mails e campanhas, liberando tempo para o foco estratégico.

Organizações que investem em inteligência de dados constroem uma vantagem competitiva sustentável na CX, marcada por:

– Agilidade e velocidade na decisão: com dashboards e visualizações em tempo real, os gestores tomam decisões mais rápidas e com maior grau de certeza, ajustando estratégias para capturar novas oportunidades.
– Transformação da complexidade em transparência: a capacidade de processar grandes volumes de informação e convertê-los em conhecimento prático permite que a empresa antecipe cenários e inove com base em tendências sólidas.
– Crescimento mensurável e sustentável: ao conectar cada ação estratégica a dados confiáveis, a empresa garante que seus investimentos em relacionamento (CRM/IA) gerem o máximo de retorno, impulsionando resultados consistentemente mensuráveis.

A inteligência de dados é o caminho para transformar dados brutos em um ativo estratégico que move a empresa para a frente, minimizando o risco de desconfiança e elevando a CX a um patamar de diferenciação no mercado. Por isso, quando se trata de criar experiências cada vez melhores, contar com a tecnologia é fundamental no processo.