Embora hoje seja Dia do Frete Grátis, é preciso atenção para não prejudicar as margens de rentabilidade das operações.
No e-commerce, ter um frete alto impacta diretamente nos resultados. Primeiro, porque o consumidor pode abandonar o carrinho de compra. As pesquisas mostram que o valor do frete é uma das razões que motivam a desistência. Segundo, porque essa pessoa insatisfeita vai compartilhar a sua percepção negativa sobre a marca, prejudicando a sua reputação.O que encarece o frete?
Ter uma visão mais estratégica sobre a logística das empresas é o primeiro passo para melhorar as condições ofertadas aos clientes. O que isso significa na prática? Que o e-commerce deve analisar todo o seu processo, do cadastro dos produtos até o relacionamento com o cliente no pós-venda, importante para avaliar a qualidade da entrega. Parece óbvio, mas muitas lojas ainda perdem vendas por causa de cadastro errado no sistema sobre as dimensões do produto, por exemplo, o que interfere no valor do frete e pode levar ao abandono do carrinho. Outro problema comum é a falta de opções para os clientes. No cenário atual, é preciso atender à conveniência do consumidor, daí a necessidade de se trabalhar com diversas modalidades de entrega - expressa, econômica e a alternativa de retirada do produto na loja mais próxima.Como ter custos de frete mais acessíveis?
Problemas apontados, é hora de analisar as ações que podem ser adotadas para reverter essa situação. Nesse sentido, vale a pena, por exemplo, recorrer às ferramentas disponíveis no mercado. Facilmente integrados às plataformas de e-commerce, esses sistemas permitem a comparação de custos de entrega e garantem que todo o processo será devidamente acompanhado. Para operações mais bem consolidadas, por que não avaliar as opções de fullfilment? Nesse caso, estoque e envio são terceirizados, o que pode agilizar os processos, uma vez que são empresas que se dedicam 100% à prestação desse tipo de serviço e, por isso, podem ter condições mais competitivas. Importante, também, verificar o que pode ser feito internamente para tornar os custos mais acessíveis. Para as operações omnichannel, um uso mais eficiente de todos os seus canais pode fazer a diferença. Temos entre nossos clientes várias empresas que têm conseguido melhorar o desempenho atuando de forma mais integrada. Como as necessidades dos clientes são diferentes em cada momento (lembre-se, hoje a jornada não é mais linear), é fundamental que a loja possa se adaptar. Por exemplo, diante de uma urgência, o cliente deve poder optar por fazer uma retirada na loja física ou mesmo pagar um frete mais alto para receber o produto mais rapidamente. Quando olhamos para o ambiente encontrado no mercado entre 2020 e 2021, vemos que eles geraram aprendizados relevantes para as empresas. Sem ter como abrir suas lojas físicas, muitas operações tiveram que encontrar saídas para vender e entregar seus produtos com mais agilidade. O que se espera neste momento é que os sistemas criados num período de emergência sejam sistematizados, de forma a elevar o nível de satisfação do consumidor. É nesse contexto que as operações têm buscado investir com mais inteligência na gestão das vendas, o que tem resultado em boas estratégias, como:- lojas expressas - instaladas com mais facilidade, elas são uma opção para fazer as entregas e também atender os clientes;
- dark stores - fechadas para os clientes, transformam-se em centros de distribuição, aproveitando justamente a capilaridade dos pontos físicos.
- loja sem estoque - nesse caso, uma das vantagens é a possibilidade de reduzir o número de deslocamento, uma vez que o produto é remetido diretamente pelo fornecedor.