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Formas de pagamento na Black Friday 2022

Por: Letícia Fernandes

É pós-graduanda em Branding pela ESPM-SP e bacharel em Jornalismo pela UFJF. Atualmente, é responsável pelo Marketing Institucional do Pagar.me, com mais de 4 anos de experiência em marketing para negócios B2B.

A última sexta-feira de novembro, que é quando acontece a Black Friday 2022, é o dia mais aguardado do ano quando o assunto são compras.

Os clientes aproveitam a ocasião para adiantar presentes de Natal, trocar seus eletrônicos por modelos mais sofisticados e comprar itens de desejo.

Enquanto isso, os lojistas têm a oportunidade de queimar produtos encalhados em estoque e alavancar as vendas para fechar o ano no verde.

Para este ano, as expectativas são animadoras. Cresceu em 3% a intenção de compra no país quando comparada com 2021, chegando a 50%. Na classe A, as projeções chegam a 65%. Os dados são da pesquisa da Behup, encomendada pela Globo.

Estoque, preços e promoções, sistema logístico e gestão financeira são alguns dos pontos de atenção para os lojistas se prepararem bem para a ocasião. Mas quando o assunto é e-commerce, uma preocupação a mais entra em foco: o abandono de carrinho.

Segundo uma pesquisa do Opinion Box, 20% dos brasileiros desistem de uma compra quando o site não transmite segurança no momento do pagamento, enquanto 17% abandonam o pedido quando não há a possibilidade de pagar com o método de pagamento de sua preferência.

Portanto, a preparação da Black Friday também deve incluir ajustes e otimizações na operação no que tange à tecnologia de pagamentos, além de ampliar e garantir o pleno funcionamento dos métodos de pagamento no seu negócio.

Veja a seguir quais são as formas de pagamento da Black Friday 2022 para não deixar nada faltar no seu negócio.

Pix

O Pix já passou de novidade para um meio de pagamento consolidado, seja nas compras físicas ou presenciais.

Segundo o levantamento mais recente da consultoria GMattos, a modalidade de pagamento já empata com o boleto em segundo lugar na aceitação no e-commerce, com 78% de adesão.

Entre os consumidores, o método de pagamento instantâneo também tem ganhado a preferência nas compras digitais, entre aqueles que já optam pela compra à vista.

Levando em consideração que a Black Friday é um momento de aproveitar descontos para levar os itens de desejo, é esperado que parte dos consumidores com um maior poder de compra optem pelo pagamento com Pix para garantir preços ainda melhores.

Essa pode ser justamente a estratégia do seu e-commerce para fazer boas vendas e ter dinheiro na mão já ao final do dia de promoções. Como o Pix é uma forma de pagamento que tem taxas mais baixas do que os demais métodos, é possível promocionar mais, oferecendo 5% de desconto sobre as promoções do seu site, por exemplo.

Ponto de atenção: a compra via smartphone já está consolidada nos hábitos de compras digitais dos brasileiros. Na última edição da Black Friday, foi a forma mais utilizada de acessar sites e aplicativos, com 61,1% das visitas contra 38,8% do desktop – os dados são do levantamento All iN e Social Miner.

Por isso, lembre-se de oferecer o Pix via QR Code dinâmico – para garantir a segurança do cliente e do seu negócio -, mas com a possibilidade do “Copia e Cola”, facilitando a experiência de compra para o cliente passar com fluidez da sua loja virtual para o próprio aplicativo de Internet Banking.

Cartão de crédito

O cartão de crédito garante o pódio absoluto de adesão no gosto dos consumidores. Afinal, com esse método de pagamento, o cliente consegue parcelar os itens de ticket médio mais elevado de forma que o valor caiba no seu orçamento mensal.

Então, é um método de pagamento que não pode faltar na sua Black Friday! Se o seu negócio vende produtos mais caros, é importante ainda oferecer parcelamentos maiores, como em 12 e até 18 vezes para o cliente final. Dessa forma, a conversão de vendas sobe e os abandonos de carrinho diminuem.

Dica extra: outra possibilidade para vender mais, não apenas na Black Friday, mas durante todo o ano, é oferecer um mix de formas de pagamento. O multimeios de pagamento é a funcionalidade que permite combinar mais de um método de pagamento.

Então, caso o cliente final tenha R$ 900 em conta para comprar um produto de R$1.500, ele pode fazer o pagamento de uma parte do produto via Pix ou boleto bancário e dividir os R$ 600 restantes no cartão de crédito.

Esse tipo de comodidade melhora a experiência de compra e converte mais vendas.

E o boleto bancário?

O boleto bancário está ou vai ficar fora de moda? Esse é o principal questionamento feito em tempos de Pix.

Fato é que o método de pagamento instantâneo do Banco Central ganha em agilidade e performance, mas o boleto ainda tem o seu valor.

Precisamos considerar que 38,5% da população brasileira é desbancarizada, ou seja, são adultos que não possuem conta em banco. Esses dados são da Brinks e Fundação Dom Cabral.

Dessa forma, o boleto bancário é o único método de pagamento, até o presente momento, que possibilita que uma pessoa nessas condições possa adquirir um produto online. Afinal, a partir da emissão do boleto, é possível fazer esse pagamento em uma casa lotérica.

Portanto, mesmo que não seja um método tão benéfico para a sua loja virtual, pelo tempo de compensação e pela possibilidade de prender estoque, ainda é preciso considerar a necessidade dos consumidores e agregar essa forma de pagamento na Black Friday, democratizando o acesso do seu negócio para diferentes públicos.

Carteiras digitais

As carteiras digitais já são as queridinhas dos públicos mais antenados e atentos aos melhores descontos.

De acordo com o Opinion Box, intensificou-se em 62% o uso desse método de pagamento no Brasil ao longo dos últimos 12 meses.

E não é para menos! Além da comodidade de reunir todas as formas de pagamento utilizadas pelo cliente, a maioria das carteiras conta com programas de cashback supervantajosos.

Portanto, oferecer essa forma de pagamento para o seu consumidor pode ser um chamariz interessante para atrair e fidelizar clientes.

Vale lembrar ainda que as wallets contam com seus próprios aplicativos, e os lojistas que passam a aceitar essa forma de pagamento ganham espaços publicitários nos apps, sendo uma maneira excelente de ampliar o alcance da marca.

Quer recuperar carrinhos abandonados?

Se você oferece as principais formas de pagamento que o cliente busca na Black Friday, já tem meio caminho andado para fazer sucesso na ocasião. Mas, sejamos realistas, ainda é bem provável que os clientes abandonem carrinhos cheios, por motivos diversos.

Então, é importante você se preparar para isso e traçar estratégias de recuperação. O link de pagamento aliado ao e-mail marketing pode ajudar com isso.

Que tal enviar um friendly reminder para o comprador, já agilizando o processo do checkout com um link personalizado com os itens deixados no carrinho? Se for possível, acrescente mais um desconto ou brinde exclusivo para cativar de vez esse cliente.

Agora é hora de preparar o seu e-commerce com as formas de pagamento que o seu cliente deseja e, assim, vender muito mais!

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