Logo E-Commerce Brasil

Flores e itens presenteáveis: como oferecer uma boa jornada para o cliente?

Por: Clóvis Souza

CEO e fundador da Giuliana Flores, maior floricultura online do Brasil, fundada em novembro de 1990.

Com o retorno das celebrações presenciais, como festas e casamentos, o mercado de flores vem impulsionando a retomada da economia no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o segmento é uma engrenagem importante para o país. Para se ter uma ideia, é responsável por 210 mil empregos. Em 2021, alcançou o faturamento de R$ 1,8 milhão. A pesquisa aponta ainda um aumento de 15% no mercado de flores no ano passado.

Flores são o tipo de presente clássico e difícil de errar, com opções para todos os gostos e idades.

Durante a pandemia, o mercado de vendas online se destacou. Em meio à crise sanitária, surgiu a necessidade de enviar lembranças a pessoas queridas, com o intuito de criar a aproximação que estava restrita, ou até mesmo de decorar a casa, já que quase todos passaram praticamente o tempo todo lá.

Assim, a praticidade desse formato de compras atingiu, inclusive, pessoas que não pensavam em comprar flores online, fazendo o modelo se consolidar. O ponto de virada está na facilidade para adquirir e receber itens de floriculturas pelo e-commerce, que melhorou ainda o profissionalismo do setor. Afinal, hoje as pessoas se sentem mais seguras para realizar esse tipo de compra.

Estratégias para a boa jornada do cliente

Porém, por se tratar de um produto delicado e perecível, é preciso lançar mão de alguns cuidados e investir em estratégias para oferecer uma boa jornada ao cliente e garantir sua fidelização. Cada carga é diferente, por isso é fundamental entender esse processo para tratar as entregas de forma personalizada, garantindo que o produto chegue impecável às mãos dos clientes.

No ramo das flores, é necessário ainda respeitar a particularidade de cada espécie, buscando potencializar os aspectos positivos e a beleza de cada uma. A dica é apostar em embalagens e caixas apropriadas para que cada flor chegue intacta e perfeita na casa do consumidor. Além disso, compartilhar sugestões de cuidados e preservação com o público amplia sua durabilidade e, de quebra, estreita o relacionamento com o consumidor.

Investir no transporte regional e personalizado também funciona. É importante viabilizar parcerias locais que garantam entrega rápida, com veículo apropriado para cada pedido, e que proporcionem treinamentos junto à marca para garantir a perpetuação do estilo e da credibilidade da loja.

Flores são o tipo de presente clássico e difícil de errar, com opções para todos os gostos e idades. É um mercado enorme, que cresceu muito nos últimos dois anos e ainda tem potencial de expansão, especialmente com estratégias de fidelização e uma dose de carinho.

Leia também: Varejistas e marcas estão sob pressão para tornar as compras online mais sustentáveis