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Os desafios e os potenciais de um e-commerce de nicho

Por: Clóvis Souza

CEO e fundador da Giuliana Flores, maior floricultura online do Brasil, fundada em novembro de 1990.

Com características diferentes de outros tipos de mercados, o e-commerce de nicho enfrenta alguns desafios e precisa se adaptar a diversas mudanças, mas também conta com grande potencial em meio a um universo de opções na internet. Hoje, é possível vender de tudo na rede, por mais específico que um produto ou serviço seja. Para isso, o ponto-chave é a especialização, além de planejamento para alcançar o cliente certo na hora certa.

Vantagem da especialização

Quando um empreendedor se torna especializado em um trade, consegue entender exatamente as necessidades do público e construir suas estratégias e o próprio site de forma focada, atendendo às demandas de alguém que faz uma busca direcionada.

Para trabalhar o público-alvo, é necessário estar ciente de informações como gênero, faixa etária, nível de escolaridade, classe social e profissão das pessoas que buscam por esse tipo de produto. É preciso ter um perfil detalhado para direcionar o conteúdo que será publicado no site a fim de atrair a atenção. Com essas informações, também é possível definir o layout e os recursos necessários, como tipo de imagem, cor, tipografia e templates mais atrativos e funcionais para a audiência.

Obstáculos do e-commerce de nicho

Alguns nichos podem encontrar mais obstáculos do que outros, mas, de maneira geral, todos os segmentos precisam se preparar. Para se manter relevante mesmo em momentos de crises, é necessário utilizar a internet a seu favor. O e-commerce de nicho precisa integrar ferramentas online para construir sua imagem de referência e ampliar os resultados.

O processo de um e-commerce começa bem antes de ele existir. Como em todo negócio, iniciam-se o plano, as estratégias, o levantamento de custos, entre outros pontos fundamentais para o desenvolvimento. Outros aspectos essenciais ao longo do processo vão ao encontro de investir em um bom serviço de atendimento ao consumidor para alcançar devolutivas positivas e negativas dos clientes, em canais digitais para ampliar a marca e oferecer produtos variados no ramo de atuação.

Oferecer uma experiência completa ao cliente, desde a compra no site (ou app) até a entrega do produto, é fundamental. É preciso que a jornada estimule a vontade de querer comprar novamente na sua loja.

Para o sucesso, é preciso ainda apostar em estratégias de marketing que sejam certeiras e segmentadas. No e-commerce, sabemos que esses conhecimentos precisam ser ainda mais estudados, principalmente se você se especializar em um mercado específico.

A publicidade mais direcionada reduz os gastos com divulgação, já que está diretamente ligada ao público que se pretende atingir. Por isso, você garante mais conversões, uma vez que consegue focar nos anúncios, por exemplo.

Trabalhar esses desafios pode trazer o acesso ao grande potencial do e-commerce nichado e, assim, garantir a saúde e o crescimento da empresa. Para se ter uma ideia, dados da ABComm mostram que as pequenas e médias empresas (PMEs) são responsáveis hoje por 22% do total dos valores transacionados no comércio eletrônico e representam mais de 90% do total de lojas online no país. Somente no ano passado, o número de lojas virtuais atingiu aumento superior a 20% – crescimento puxado em grande parte por pequenos e médios e-commerces que buscam se tornar referência em seus segmentos de atuação.