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Estratégias de Geo-Targeting Online para varejistas (parte 1)

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Por Aluisio Marins, Sr. Industry Analyst para o Varejo do Google Brasil

No mundo do marketing digital, os varejistas frequentemente se deparam com boas oportunidades para expandir sua presença e, consequentemente, vender mais produtos. Entretanto, budgets limitados ou ROI pré-estabelecidos os impedem de alcançar diversos consumidores ávidos por comprar seus produtos ou serviços. Estratégias de Geo-targeting permitem, justamente, que os varejistas alcancem seus objetivos sem um aumento subtancial de investimento. Confira a seguir algumas dicas:

1. Aumente suas vendas e mantenha o ROI estabelecido: O primeiro passo é identificar campanhas que apresentem baixas parcelas de impressões. Depois, puxe um relatório Geográfico (na aba Dimensões do AdWords): o objetivo é achar mercados que possuam altas taxas de conversão. Desenvolva campanhas separadas para esses mercados e aumente os lances de CPC para assegurar que seu anúncio seja impresso no topo.

2. Amplie seu Market Share: Identifique mercados nos quais seus competidores estão atraindo mais clientes, tanto nas lojas físicas quanto online. Além de seu material interno de inteligência competitiva, algumas outras maneiras de identificar esses mercados são:

· Use pesquisas sindicalizadas que indiquem o percentual de tráfego online, gerado tanto para seu negócio como para seus concorrentes, segmentado por cada mercado de atuação. Estabeleça campanhas para os mercados que apresentem um alto de indice de contribuição no tráfego online do seu concorrente.

· Use o mapa de Interesse Regional disponível no Insights for Search para verificar quais estados contam com maior volume de pesquisa, tanto de seus termos como de termos usados pela concorrência. No mapa abaixo é possível identificar que o termo smartphone, por exemplo, atrai grande interesse em estados do Norte e Nordeste – como Rio Grande do Norte e Pará. Já o termo TV de led apresenta maior interesse de busca em estados do Sudeste – como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Interesse Regional em Smartphone – últimos 30 dias (report gerado em 301/01/2012)

Interesse Regional em Tv de Led – últimos 30 dias (report gerado em 301/01/2012)

Uma vez que você tenha identificado seus mercados de ação, desenvolva campanhas separadas para cada um deles e aumente os lances para que seu anúncio apareça no topo. A mesma estratégia pode ser utilizada com termos de marca. Campanhas de display focadas nesses mercados são fundamentais para aumentar a lembrança de sua marca junto aos consumidores locais.

Algumas métricas para ajudar na mensuração dessa estratégia são o incremento na participação de vendas ou novos consumidores, na parcela de impressões e buscas e aumento local nas buscas por termos de marca.

Teremos mais dicas de geo-targeting gle!

Publicado originalmente no Blog Google Varejo