- Segmente por produtos que foram comprados nos últimos meses;
- Produtos que foram visitados;
- Range de preço buscado:
- Categoria de produto que o consumidor demonstrou interesse;
- Geolocalização;
- Condições climáticas;
- Faixa etária das pessoas que acessam;
- Sexo das pessoas que acessam;
- Data da última compra;
- Periodicidade de compra;
- Conteúdo dos carrinhos;
- Produtos abandonados;
- Buscas abandonadas;
- Aniversário;
- Usuários que não interagem mais;
- Por etapa de abandono no caminho da compra.
Entenda como campanhas de e-mails comportamentais podem mudar o seu negócio
Todos, mesmo os mais leigos, sabem da importância das campanhas de e-mail marketing. Mas até onde vai a efetividade de sair mandando e-mail como um louco? Ou melhor, mandando e-mails sem relevância, fora do contexto e sem o interesse do destinatário. Tudo isso é muito mais complexo do que simplesmente disparar e-mails em horários ou dias pré-determinados. Para alcançar bons resultados é preciso estratégia e conhecimento não apenas do seu produto, mas também do seu consumidor.
Os consumidores on-line estão cada dia mais exigentes e impacientes. É tanta informação disponível que eles já não conseguem absorver todo esse conteúdo de forma eficiente e muita coisa passa desapercebido. Um conteúdo sem relevância para eles é jogado automaticamente para a lixeira na sua mente, isso quando aberto, e implacavelmente ignorado. Por este e por outros motivos, enviar conteúdo relevante e contextualizado faz toda a diferença para despertar o interesse de quem recebeu.
Eu já me deparei com alguns clientes que simplesmente abominavam campanhas por e-mail dizendo que não acreditavam na sua eficiência e que eles nunca tinham de fato alcançado bons resultados. Isso, por que eles não estavam fazendo da forma certa para o público que possuíam. Eles não criavam campanhas, criavam spam. Neste caso, é óbvio que as coisas não dariam certo.
Segmentar suas campanhas de acordo com o contexto e criar um ciclo de relacionamento com o seu cliente é essencial para engajá-lo. Utilizando o método correto, você tem condições de levar informações ou produtos que realmente são de seu interesse fazendo com que este cliente entre em um funil ainda mais segmentado, ou seja, você aprende cada vez mais sobre esse cara, começa a ser cada vez mais assertivo e as campanhas se tornam muito mais efetivas, com uma taxa de conversão muito mais otimizada, além de reduzir a incidência de opt-out de sua base.
Por onde começar com suas campanhas de e-mails comportamentais?
O grande negócio das campanhas de e-mail comportamental é mapear um determinado comportamento ou indício de interesse do consumidor, segmentá-lo e então disparar uma mensagem específica para aquela pessoa.
Gatilhos de ativação
Para começar, primeiro você precisa entender quais gatilhos você pode utilizar para começar suas campanhas e montar uma estratégia de segmentação comportamental. Para isso, vou citar algumas regras das quais você poderá começar e, em cima disso, levar uma comunicação personalizada e uma recomendação de produtos assertiva: