Devido à popularização do varejo online, muitas lojas já existentes no mercado offline decidiram adaptar suas vendas para o comércio eletrônico. Dessa forma, além de conquistar clientes em todo o território nacional, o e-commerce contribui para as vendas da loja física. Aliadas, as duas versões podem trazer um alto retorno e um aumento no canal de vendas da empresa.
O comércio eletrônico tem a capacidade de difundir e de divulgar de forma mais efetiva um negócio. Uma loja de pequeno ou médio porte é facilmente conhecida em sua região. Mas, para abranger toda a cidade, principalmente em grandes capitais como São Paulo, é preciso um trabalho muito mais forte e intenso, em especial quando não está instalada dentro de um shopping center.
Já ao aderirem ao comércio online, as empresas são facilmente localizadas na web. A abrangência da loja é expandida para outros estados, principalmente se oferecer produtos diferenciados e preços compatíveis. O mesmo pode acontecer na região onde o espaço físico está localizado. Moradores de bairros próximos podem desconhecer a loja até fazerem a pesquisa na internet.
Com todas as informações disponíveis no mundo virtual, muitos consumidores decidem comparar opções de produtos e preços antes de decidirem por uma compra. Mas, mesmo com o avanço da tecnologia, alguns ainda preferem ver o produto de perto, tirar as dúvidas com o vendedor para depois realizarem a compra. Antes, o consumidor passava em frente a loja e decidia, na hora, entrar ou não. Agora, ele se desloca propositalmente até o local e já sabe o que procura.
Lojas virtuais e físicas são partes de um mesmo negócio e não podem ser consideradas concorrência.Em alguns momentos, a situação também pode inverter. O cliente pode ter ficado interessado em um produto, mas, indeciso sobre a compra e o preço, ele deixa para decidir (ou não) pela compra já em casa.Em frente ao computador, o consumidor pode pesquisar os preços em outros lugares, entrar nas redes sociais e ver o que os demais usuários da marca estão dizendo sobre o produto, e realizar a compra pela internet, com muito mais praticidade e facilidade.
Tanto em um caso como no outro, o importante é que a empresa atenda às necessidades de cada cliente ao trabalhar com dois canais de vendas.