Aumentar os gastos dos clientes nas lojas online é um desafio permanente para os gestores. Compreensível, até porque quem trabalha com a área de vendas sabe que a busca por melhores resultados faz parte das operações bem-sucedidas.
Não é fácil manter a rentabilidade dos negócios, então, ter estratégias de vendas eficientes também é a saída para fugir do comodismo, mesmo quando as metas estão sendo alcançadas.
No comércio eletrônico, um dos caminhos que podem ser adotados para aumentar o ticket médio dos clientes é o upselling.
Ter boas iniciativas nessa frente não ajuda apenas a elevar o faturamento da loja, como a manter o consumidor satisfeito.
Essa é uma diferença importante: não se trata apenas de tentar “empurrar” algo para o cliente, e sim entender como é possível atender melhor às suas demandas e, a partir daí, fazer uma oferta mais adequada.
Por que usar o upselling no e-commerce?
Apesar de seu uso ser bem difundido na área de negócios, ainda é comum haver confusão com a técnica do upselling. Atenção: nesse caso, a proposta é criar uma estratégia para que o cliente opte por uma versão mais sofisticada do produto. A ideia é convencê-lo, portanto, a gastar mais na sua loja, adquirindo um item de maior valor. Existe uma diferenciação em relação ao cross selling. Nessa situação, o objetivo é fazer uma venda cruzada, convencer o cliente a incluir no seu carrinho de compras produtos complementares. Em ambos os casos, claro, mira-se o aumento do ticket médio. O cliente deve ser persuadido a elevar seus gastos na loja, seja com um produto extra ou com uma mercadoria que custe mais. Essas técnicas de vendas não são “novas”, fazem parte da rotina das lojas físicas, por exemplo. É comum no varejo que o vendedor aborde o consumidor com alguma proposta nesse sentido. A diferença, no ambiente online, é que os gestores têm à disposição diversas ferramentas que ajudam a tornar essa abordagem mais eficiente. Vamos tratar disso mais detalhadamente nos próximos tópicos.Como fazer o cliente gastar mais na loja?
Entendido o conceito do upselling, vamos analisar o que deve ser feito para que a técnica dê certo.1. Entenda o comportamento do cliente
Monitorar a movimentação dos consumidores na loja é uma medida imprescindível para que o e-commerce consiga avançar no entendimento que tem sobre o comportamento do público. Uma boa plataforma de e-commerce pode ajudar bastante nesse sentido, uma vez que oferece recursos adequados para uma gestão mais eficiente do processo de vendas. Em uma boa plataforma, os clientes têm acesso a diversos tipos de relatórios:- evolução de vendas;
- perfil dos clientes;
- carrinhos abandonados;
- produtos mais vendidos;
- melhores clientes;
- funil de compras;
- novos clientes mensais;
- comparativos por faixa etária e sexo.