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E-commerce 2008: como aproveitar as boas oportunidades

As perspectivas para o e-commerce em 2008 são as mais otimistas possíveis. No Brasil, a expectativa de grandes empresas de varejo entrarem de vez no segmento traz as estimativas de crescimento para cima e proporciona um clima de otimismo bem fundamentado - algo diferente da malfadada "bolha" do começo dos anos 2000. Claro que um negócio como o das Casas Bahia, por exemplo, por sua estrutura gigantesca, conhecimento geral do público e mercado sobre a empresa e ramo de atividade no qual atua, requer uma estratégia totalmente diferente de uma loja de vinhos exclusivos ou até mesmo de uma gravadora que queira vender downloads legais de suas músicas. De forma geral, o que é necessário para atuar de forma competitiva em e-commerce é trazer para o mundo "online" o melhor de sua marca no offline, mas, é claro, sem se esquecer das características do novo meio. Por isso mesmo, inovar é parte fundamental de qualquer receita. Este apelo à inovação virou um chavão, curiosamente,mas traduz perfeitamente a necessidade da busca por diferenciação nas estratégias de marketing digital - especialmente quando pensamos em sites de ecommerce. Buscar o equilíbrio entre tradição e inovação, consolidar uma marca já forte e preservar esta identidade no mundo digital, ou então construir uma marca digital que seja robusta e à prova dos humores altamente variáveis dos consumidores online, são objetivos que devem nortear a construção de um projeto de e-commerce. Claro, nem estamos falando aqui dos aspectos mais "técnicos" - usabilidade, arquitetura da informação, segurança, privacidade, políticas de entrega e descontos -, que são também extremamente importantes, mas que nada conseguem fazer sem que haja um "embasamento teórico", que solidifique a estratégia e a faça gerar resultados.

Fortalecer a marca acima de tudo - até mesmo dos copyrights.

Calma, não estamos dizendo para que você abra mão dos direitos de seu rico catálogo de canções pop dos anos 60 ou daqueles vídeos raríssimos de programas infantis. Claro que você precisa zelar por eles - mas, pense: o mais importante na internet são as pessoas, e elas querem cada vez menos barreiras entre seus desejos e aquilo que elas querem obter. Portanto, desenvolva uma estratégia na qual você oferece uma parte considerável de seu acervo gratuitamente, ou mesmo vinculada a patrocínios. Lembre-se: sempre haverá alguém disposto a compartilhar algum velho arquivo protegido no YouTube, mas antes de abrir um processo contra o site, por que não abrir um canal próprio de sua marca por lá? Isso é simpático - mas sem, é claro, transformá-lo em mais um canal de vendas. Isso vai ajudar sua marca, acredite.

Muito mais do que slogans - atitude!

Todo mundo marca posição em quase tudo da vida: peça uma opinião sobre um assunto qualquer e todo mundo dirá o que pensa. Quando se pensa em corporações, não basta ter, por exemplo, um slogan bacana - você precisa mostrar para seu exigente público online o seu posicionamento. As empresas têm dificuldade de deixar claro para o público quem elas são ou o que elas fazem - talvez por medo de perderem clientes. Mas, pense por outro lado: se as pessoas não entenderem exatamente o que você faz, como farão negócios com você? Claro, seu slogan pode dizer muito sobre sua empresa - mas não fará milagres sozinho.

Fidelização é muito mais do que descontos interessantes.

Você realmente quer que as pessoas prestem atenção em sua empresa e que sempre voltem ao seu website para conferir de novo o que você tem a oferecer para elas. Então, procure estabelecer uma ligação sensorial com elas. Não tenha medo de oferecer conteúdo da forma que mais as agrada - isso é importante para estabelecer uma ligação especial com sua marca. Não basta oferecer promoções ou descontos imperdíveis - os consumidores online sempre estão esperando por uma experiência relevante. E se você oferecer esta experiência, certamente descontos não serão o fator mais importante para que elas façam negócios.

Dê um basta aos catálogos de preço - ofereça entretenimento também.

Você precisa encantar seu público, certo? Mas certamente isso não vai acontecer se você não oferecer entretenimento, uma agradável experiência às pessoas que estão visitando seu website. Portanto, vale a pena investir em imaginação e criatividade na hora de descrever seus produtos, por exemplo. Deixe o discurso puro de vendas e negócios um pouco de lado e invista na diferenciação.

Desenvolva uma comunicação especial.

Um website é, antes de tudo, um veículo de comunicação, não importa o seu objetivo. Se você não tem nada de especial a dizer ou a oferecer, é melhor rever seus objetivos. Encher as páginas de seu website apenas com discursos de vendas, que seriam encontráveis em qualquer catálogo, certamente não é a maneira certa de usar o potencial de comunicação do seu site. Não é preciso encher seu site de recursos de vídeo ou áudio - embora seja interessante, um texto com estilo e atitude pode fazer milagres na hora de estabelecer uma comunicação com seus clientes.