“Os números de consumidores multichannel aumentam a cada dia. Ficar fora é perder venda.”As ferramentas de gestão para atingir o omnichannel: Aplicações desktop – são softwares desenvolvidos para rodar diretamente no computador ou terminal instalado em cada loja física, a maioria das aplicações estão interligados ao ERP. ERP – O conceito de ERP é justamente ser a centralização das regras de negócios e fluxo de operações, tanto de venda físicas como vendas online. Fazem a gestão do estoque, financeiro e outros serviços indispensáveis para o varejista. Tem um custo relativamente alto. Plataformas de e-commerce - As plataformas têm o princípio básico de vender online, gerar melhor experiência para o cliente, oferecer meios de pagamentos e ferramentas para os varejistas. Os recursos são infinitos, e cabe à plataforma sempre estar atualizada com as tendências de mercado, deixando que o lojista pense apenas em vender - sem se preocupar com a tecnologia. Middlewares – São aplicações independentes desenvolvidas internamente pela equipe de TI, ou externamente por empresas especializadas. O princípio é entender que cada integração necessita de uma comunicação e/ou regras diferentes para cada canal de venda. “Desenvolva uma visão geral de toda jornada do cliente com os envolvidos (stackholders). As áreas da sua empresa têm seus pontos consideráveis e estratégias personalizadas para cada canal...”. A API e-commerce e o backoffice O principal impacto do omnichannel para o varejista é a necessidade de integrar todos os canais de venda. Isso altera o modo como a empresa executa a entrega dos produtos. As API’s continuam sendo ferramentas importantes nos processos de integrações entre sistemas e serviços. Alguns detalhes de uma API e-commerce encontrada no mercado: Características básicas -
- Produtos – Manuseio completo dos produtos sendo muito útil para sincronismo com ERP;
- Estoques – Gestão completa do estoque. Necessário, por exemplo, para integrações com sistemas parceiros e ERPs para a gestão do inventário ou sincronismo entre plataformas;
- Pedidos – É possível fazer uma gestão completa de pedidos usando o fluxo da API. Muito útil quando necessita integrar com múltiplos canais, como mobile, quiosques virtuais, ERP, etc.
- Pagamentos – Dependendo do canal de venda pode ser utilizado determinado meio de pagamento. Por exemplo: em caso de venda presencial, a confirmação do pedido por ser confirmada sem a necessidade de passar por um gateway de pagamento;
- Carrinho de compra – Em alguns casos, o comprador pode iniciar um pedido de compra em sua casa e terminar no supermercado, mantendo seu carrinho ativo através do aplicativo;
- Administrativo – Funções como gestão de clientes, SMS e taxonomias ajudam na integração com um CRM, ou sistema de emissão de etiquetas, por exemplo;