Construir uma marca é um processo pelo qual as empresas precisam passar para moldar seu negócio. Em alguns casos, esse processo é pensado para nascer junto com a própria empresa, como acontece nas startups. Em outros, ele é natural, construído e testado ao longo do tempo, moldado pelas decisões e rumos dos gestores e consumidores, como no caso da Coca-Cola. Ele pode até mesmo durar alguns séculos, como no caso da Casa Targaryen, de Westeros.
A Casa do Dragão (House of the Dragon, HBO, 2022) é um spin-off de Game of Thrones que ganhou as telas no ano passado, trazendo uma história que se passa algumas centenas de anos antes da série principal. E trouxe várias lições, desde como ainda há muita história para ser contada no universo criado por George R.R Martin até como podemos construir uma marca forte como a Casa Targaryen.
Vejamos a seguir três lições da série que podem ser aplicadas aos negócios:
1) Deixe claro o diferencial competitivo
Não dá para negar que dragões são um belo diferencial competitivo. São imponentes, letais e um ótimo meio de transporte. E os Targaryens usaram e abusaram disso. Eram o símbolo no seu estandarte e em suas cores, eram sua companhia no dia a dia e seu principal meio de demonstração de força e poder. O que faz uma marca ser forte, seu diferencial, deve estar sempre explícito. Deve ser o centro de todo o marketing e como essa força é uma vantagem perante os concorrentes.
2) Mantenha forte a cultura
Em um episódio, o rei Viserys diz a seus familiares, durante uma briga de poderes, que somente os Targaryen poderiam destruir os Targaryens. Ou seja, somente eles mesmos poderiam se destruir, devido a desalinhamentos e brigas internas. Isso acontece nas empresas quando não há uma cultura forte de marca, quando todos os colaboradores não estão unidos pelos mesmos propósitos e objetivos. A cultura da marca não deve ser perdida, mesmo após décadas de crescimento. É comum quando isso acontece que até os clientes finais percebam que ocorreu um desvio de curso e comentem, inclusive nas redes sociais, que “a marca mudou muito, nem reconheço os produtos mais”. Falta de uma cultura forte em torno da marca pode ser o início do fim.
3) Saiba aonde quer chegar
Westeros é um dos continentes do mundo de ficção onde se passam as histórias de Game of Thrones e, mesmo sendo apenas uma parte do mundo conhecido, ainda não era totalmente dominado pelos Targaryen. Eles sabiam que precisavam ter o controle total de todos os reinos que compõem Westeros para se manterem no poder. Alianças políticas, casamentos e mesmo a força bruta foram utilizados para tentar atingir esse objetivo. Saber aonde se quer chegar é o norte que irá guiar as decisões e as ações. Sua marca pretende ser a maior do Brasil? Do mundo? Qual é seu Westeros?
A Casa do Dragão e Game of Thrones podem ser ficções, mas nos mostram a ascensão e a queda de uma marca, uma casa poderosa, líder e conhecida, mesmo após séculos de soberania. E essas são lições e histórias do mundo real. Quantas marcas que tinham um diferencial tão forte como dragões você já viu morrer? Foram diversos os Targaryen da história.