- Separar os consumidores em grupos de afinidade, levando em consideração pontos como localização geográfica, perfil, comportamento etc;
- Planejar e executar ofertas e promoções que impactarão a pessoa certa, no melhor momento e com o produto e/ou serviço que ela precisa.
A promoção segmentada é um dos pilares do customer centric e desenvolve estratégias que irão impactar as pessoas de forma mais assertiva.
Para que essa prática seja certeira, é essencial que ambas as fases do processo de estruturação das promoções direcionadas sejam 100% fundamentadas em dados. Entretanto, na prática, muitas vezes isso não acontece, e prova disso é o que uma pesquisa realizada pela Forrester Consulting descobriu recentemente. Segundo o estudo, 52% dos consumidores recebem promoções, semanais ou mensais, de produtos pelos quais facilmente pagariam o preço cheio. Além disso, não promocionar de forma segmentada e baseada em informações concretas também pode fazer com que a adesão a tal oferta seja muito mais baixa do que o esperado. Afinal, você pode estar promocionando para o público errado.Por que os problemas ocorrem?
Tais problemas se dão pela dificuldade em analisar dados ou até mesmo pela não existência de informações. Para entender melhor a importância da promoção segmentada e o papel dos dados nesse processo, tomemos por base uma recente pesquisa divulgada pela Neotrust. Nos últimos anos, a categoria de Alimentos & Bebidas cresceu a passos largos no e-commerce. Comparando o ano de 2019 com o de 2021, o aumento no número de pedidos no setor foi de 213%. Com um faturamento de R$ 2,8 bilhões em 2021, a expectativa é de que o e-grocery cresça 18% neste ano. Os dados provam que esse segmento é uma verdadeira mina de ouro a ser explorada, e uma das melhores estratégias para isso é a promoção segmentada.Exemplo de segmentação por gênero
Isso porque a pesquisa, que também trouxe uma análise por gênero, descobriu que mulheres lideram as compras de alimentos, enquanto os homens se destacam na compra de bebidas.- 59,44% dos pedidos de alimentos foram feitos por mulheres;
- Elas foram responsáveis por 60,88% do faturamento das compras de alimentos feitas em canais online;
- Já os homens fizeram 63,75% dos pedidos de bebidas em 2021;
- E representaram 66,22% do faturamento do segmento.