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Como você gerencia suas campanhas?

Perguntas:

  • Quando você alterou o preço do produto no seu site, as campanhas de marketing foram alteradas automaticamente?
  • Ao acabar o estoque para o produto no site, a campanha parou de ser exibida?
  • Qual canal de marketing gera mais receita para o seu e-commerce? Você sabe?
  • Qual é o produto e a categoria mais vendida nos anúncios de marketing? Qual o desempenho de vendas dos produtos em cada canal divulgado?

As perguntas acima são básicas para qualquer gestor de e-commerce, pois é apenas com a capacidade de superá-las que o negócio começa a gerar bons resultados. Para quem busca alavancar a receita de vendas, é essencial dominar o marketing administrando bem as campanhas ou contando com agências e ferramentas que facilitem esse serviço.

Ao gerenciar as campanhas de marketing, você deve:

1) Ter percepção da estratégia adotada e das melhorias possíveis

Toda estratégia é também uma aposta. Sem dúvida uma aposta mais certeira se o jogador é experiente e sabe o que está fazendo.

Mas, ainda assim, há chances de que as primeiras escolhas não permaneçam sendo as melhores ao longo de todo o tempo em que a campanha ficar no ar. O gestor precisa ter visibilidade da estratégia adotada por ele e identificar as brechas onde poderá melhorar.

2) Controlar todos os canais de uma forma ágil e comparativa

Se a empresa está em cinco canais, por exemplo, gerir as campanhas de marketing significa visualizar resultados em todos eles e compará-los. Só pela comparação é possível entender o comportamento do anúncio em cada espaço de divulgação, identificar problemas e resolvê-los.

Isso porque se você nota um retorno “x” em um dos canais pode ter a sensação de estar ganhando algo, mas quando consegue compará-lo com um canal que te retorna “cem vezes” mais, é possível perceber que o primeiro canal nem era tão satisfatório quanto projetou.

3) Cuidar da exibição dos preços promocionais

As campanhas precisam refletir uma publicidade verdadeira, ou então serão desgastantes para o consumidor e poderão gerar prejuízos para a imagem de sua empresa. Por isso, uma boa gestão do marketing deve estar atenta à coerência nos preços divulgados em anúncios e no e-commerce.

Para mantê-los alinhados, a melhor alternativa é adotar uma ferramenta de gestão de performance que facilite essa atualização automática de preços nas campanhas.

4) Não divulgar itens fora de estoque

Anúncios podem ser bem atraentes para o consumidor, mas serão, certamente, decepcionantes, caso ele acesse o site e o produto esteja sem estoque. Por isso, as campanhas precisam ser adequadas para não gerar uma expectativa no cliente que sua empresa não poderá cumprir.

Como o marketing é muito baseado em expectativas e essencial para o negócio, a saída é encontrar maneiras de pausar suas campanhas com produtos sem estoque de forma automática.

Todos os itens acima podem ser facilitados por ferramentas de gestão de marketing de performance. Esse tipo de ferramenta ajuda a controlar o desempenho de todos os produtos e categorias em todos os canais que são anunciados. Fora isso, ele atualiza o preço das campanhas de forma automática graças à integração com o e-commerce e pausa campanhas com itens fora de estoque.

O fato é que, seja como for, o importante é que suas campanhas jamais deixem esses itens passar sem que haja um bom gerenciamento de sua parte. É preciso cuidar deles para alcançar resultados, evitar gerar frustrações no cliente, garantir maior autonomia na gestão do marketing e aprimorar o retorno gerado por ele.