- Por onde seus clientes compram
- Qual canal traz clientes mais ativos
- A relação entre reclamações e clientes inativos
- Qual o comportamento dos clientes mais ativos
Os desafios dos CMOs e como sistemas automatizados ajudam esses profissionais
Os Diretores Executivos de Marketing, ou CMOs (Chief Marketing Officer), estão cada vez mais pressionados com relação à entrega de resultados e são pautados principalmente por ROI e receita, também no e-commerce.
Essa responsabilidade faz com que eles tenham de compreender diferentes vertentes do marketing, pois só assim serão capazes de estruturar e desenvolver estratégias para alcançar as metas anuais de suas áreas: aquelas que serão apresentadas ao seus Conselhos, Diretores, CEOs ou acionistas.
Também será preciso gerenciar seus times no dia a dia para alcançar os resultados, isso sem falar de estratégias que precisam ser modificadas no meio do caminho, investimentos que precisam ser redirecionados e várias outras atribuições que surjam durante sua gestão.
Mas quais desses desafios podem ser solucionados com a utilização de tecnologia? E como processos de automação podem simplificar a gestão de um CMO?
Estruturação do CRM
A IBM divulgou um estudo com CMOs de diferentes áreas no qual foi possível constatar que 60% esperam mais concorrentes de negócios fora de suas indústrias. Ou seja, empresas de áreas de atuação diferentes, mas que vão competir diretamente por seu público.
Por isso, segundo Kevin Bishop, vice-presidente de soluções de engajamento de consumidores da IBM Commerce, as empresas precisam se concentrar não só no que os seus consumidores estão fazendo, mas no motivo de agirem dessa maneira.
Uma forma de entender a fundo o consumidor e-commerce é justamente usando a informação mais rica que seu negócio pode ter: o CRM. A melhor ferramenta de insights e comportamento do consumidor, seja ele do mundo físico ou online. Claro, é preciso que as informações sejam inseridas de forma sistemática. Assim, poderá entender: