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Como a Roblox está chegando no varejo do mundo real e no e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A plataforma de games Roblox afirma que moda e varejo fazem parte do seu DNA. Eles têm dado aos usuários maneiras de estilizar seus personagens de jogo, ou avatares, quase desde o seu lançamento em 2006. Ao longo dos anos, expandiu constantemente as opções de estilo digital dos usuários com novos recursos, projetos e parcerias com alguns dos nomes mais conhecidos da moda.

Embora algumas marcas possam estar repensando toda a questão virtual, dado o declínio do hype do metaverso, não há sinal disso na Roblox. Para Winnie Burke, Diretora Global de Moda e Varejo da empresa de jogos, o oposto é verdadeiro.

“Estamos tendo muita dificuldade em acompanhar o volume”, disse Burke ao WWD, referindo-se às parcerias. “O volume está aumentando e os relacionamentos estão se aprofundando. Eles estão se tornando relações de vários anos.”

Roblox já oferece a possibilidade de anúncios em vídeos tradicionais dentro da plataforma

A mais recente investida de moda na Roblox, um colar digital em uma colaboração com a Adidas, foi vendido por 2 milhões de Robux (a moeda da plataforma), que seriam aproximadamente R$100.000,00.

A Adidas tem mais projetos em andamento, mas esse será difícil de superar: o colar foi o item virtual limitado de maior preço já vendido na Roblox, tirando a coroa da Lamborghini. A marca de carros de luxo arrecadou 1,5 milhão de Robux, cerca de R$75.000,00, por três chapéus virtuais inspirados no logotipo do touro dourado do fabricante de automóveis.

Itens de edição limitada — ou “limiteds” no jargão da Roblox — não existiam antes do ano passado, pelo menos não diretamente das marcas. Os limiteds só podiam ser publicados pelo desenvolvedor, antes de serem abertos para o mundo em geral em abril de 2023.

Esse tipo de crescimento é apenas parte da agitação de um ecossistema de jogos com 77,7 milhões de usuários ativos diários. Isso é mais do que toda a população da Inglaterra!

Manter uma enorme multidão engajada não é fácil para ninguém — fazer isso por 18 anos é algo totalmente diferente. A fórmula da Roblox depende de uma infraestrutura técnica e de uma experiência do usuário que estão constantemente evoluindo, de uma comunidade de criadores altamente engajada e dos longos relacionamentos da empresa com marcas de classe mundial.

Só no ano passado, a Roblox foi um destino importante para Walmart, L’Oréal, Hilton Hotels via Paris Hilton, Versace, Hugo Boss, LoveShackFancy e Givenchy, entre muitos outros, incluindo Adidas.

E, no entanto, com toda a agitação, a plataforma precisa se esforçar um pouco mais.

A Roblox diz que mais de 1,6 milhão de produtos digitais foram vendidos na plataforma entre janeiro e setembro de 2023, um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Mas seu último relatório de ganhos do primeiro trimestre sinalizou que os gastos dos usuários estão desacelerando, embora a receita do trimestre tenha aumentado 22%, chegando a $801 milhões.

Em outras palavras, a Roblox precisa encontrar novas formas de receita. E a sua próxima parada é o varejo real e o e-commerce, e não apenas para moda e acessórios de avatares.

Winnie Burke concedeu entrevista para o site WDD falando sobre os planos da Roblox para o e-commerce nos próximos meses.

Temos um público tão grande que passa tanto tempo na nossa plataforma que queremos permitir que as marcas, e também nossos usuários, participem do e-commerce na Roblox, sem precisar sair da plataforma. E estamos vendo todas as plataformas se movendo nessa direção, como Instagram, Pinterest e TikTok.

Winnie Burke, Diretora Global de Moda e Varejo da Roblox

A Roblox fez um piloto importante com o Walmart no mês passado. Foram lançados três produtos altamente alinhados e em tendência dentro do ecossistema do Walmart que eles puderam oferecer para e-commerce. O Walmart também passou a oferecer produtos físicos diretamente aos usuários do Roblox, marcando um avanço significativo na integração entre o comércio eletrônico e o ambiente virtual.

Justin Breton, diretor de experiências de marca e parcerias estratégicas do Walmart, explicou na época:

“O processo de checkout será tradicional, incluindo a inserção de dados como nome, endereço e informações de cartão de crédito, tudo protegido por uma API do Walmart que garante segurança total. Após a finalização da compra, o cliente receberá um e-mail de confirmação do Walmart e o produto será entregue em seu endereço, enquanto a versão virtual do item será imediatamente disponibilizada no Roblox.”

Justin Breton

Winnie Burke cita como exemplo o caso do colar da Adidas para provocar outra reflexão: “Como a Adidas não produz aquele colar no mundo físico. Mas talvez eles devessem, certo? Isso é uma plataforma para eles testarem e aprenderem e verem o que está ressoando? Como usar a Roblox como P&D?

A executiva também deixa no ar a possibilidade de abrir a plataforma do Roblox pra qualquer seller, o que seria um novíssimo e importantíssimo canal de vendas, principalmente para o setor de moda.

Estamos experimentando muitos formatos diferentes disso e, sim, o objetivo é que nossa tecnologia, no final das contas, permita que qualquer pessoa seja um vendedor na plataforma. E também Podem ser marcas que desejam vender bens digitais dentro das experiências Roblox

Winnie Burke