"Qual é a melhor plataforma de e-commerce para o meu negócio?"Plataforma! Algo que é a base de todo e-commerce, um dos pilares do seu negócio e precisa, obviamente, ser muito bem pensado! Aliás, quer deixar muito claro aqui que a plataforma é super importante, mas que o mais importante de tudo é a estratégia! Fazer um plano de negócios é o primeiro passo para qualquer projeto digital. Combinado? Tendo isso em mente, vamos lá responder à pergunta que tantas pessoas querem saber. Bom, claro que não há uma resposta única, muito menos padrão. São vários pontos a serem analisados e é preciso pensar muito antes de fechar qualquer negócio. Inicialmente é preciso avaliar três fatores:
- Quanto foi destinado financeiramente para a plataforma? Só isso já fecha bastante as suas opções.
- Qual é o perfil da sua empresa? Aceita facilmente novas tecnologias? É rápida na tomada de decisões?
- O que o seu concorrente está fazendo? Como é a atuação digital dele?
Plataformas pagas: escolha a sua e saia vendendo!
Bom, depois de ter pensado em sua estratégia e feito o seu plano de negócios, você chegou à conclusão que quer uma plataforma pronta. Para escolher aquela que é ideal para o seu negócio, você deve analisar algumas coisas. Vamos ver:
O Pré e Pós Venda também são fatores importantes para escolha de uma plataforma:
Assustou com os custos? Avalie uma plataforma opensource! Sim, hoje são boas robustas e grandes grupos usam esse tipo de plataformas! Vamos falar sobre isso no próximo artigo. Até lá!
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Autora: Solange Oliveira - expert em e-commerce e Diretora de Negócios da e-Vision Consultoria
www.ecommercegirl.com
As expectativas do cliente: uma loja virtual tem que
- Oferecer multiplos meios de pagamento (cartão de crédito, boleto, transferência…)
- Oferecer sistema automático de cálculo de frete
- Possuir um carrinho de compras limpo e sem pontos de fuga (cliente não sabe bem o que é isso, mas percebe quando há algo errado com o carrinho de compras e o abandona!)
- Ter um layout limpo, rápido e de fácil navegação
- Ter boas fotos, com variedade e possibilidade de ampliar para detalhes (zoom)
- Ter (se possível) um sistema de cupom de desconto
Do ponto de vista do lojista: a plataforma têm que ter …
- Ser compatível com a instalação de scripts adicionais, como Google Analytics e Adwords
- Ter otimização para sites de busca, ou código flexível para ser otimizado no futuro
- Ser compatível com soluções de segurança
- Ter uma ferramenta para criar promoções para um canal/parceiro específico
- Ter variedade de relatórios gerenciais de vendas, clientes, retorno por mídia, etc
- Ter um frontend atraente e com identidade com o seu negócio (todo mundo quer uma loja bonita…)
- Ter personalização de URLs ou, no mínimo URLs amigáveis
- Ter a possibiliadade de incluir meta informações (description e keywords)
- Facilidade de administração de categorias de produtos
- E principalmente, ser flexível para receber modificações necessárias conforme a loja for crescendo!
O Pré e Pós Venda também são fatores importantes para escolha de uma plataforma:
As funcionalidade e facilidades podem te levar a escolher uma ou outra plataforma.
Assustou com os custos? Avalie uma plataforma opensource! Sim, hoje são boas robustas e grandes grupos usam esse tipo de plataformas! Vamos falar sobre isso no próximo artigo. Até lá!
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Autora: Solange Oliveira - expert em e-commerce e Diretora de Negócios da e-Vision Consultoria
www.ecommercegirl.com
