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A importância da experiência do cliente no crediário digital

Por: Rafael Correa

Rafael Correa é especialista em Crescimento de Negócios, Inovação Tecnológica, Execução Estratégica, Pagamentos e Operações em Fintechs, Start-ups, Private Equity e Consultoria. Atualmente, é responsável pela área de BNPL (Buy Now Pay Later) da Provu, empresa pioneira em crediário digital no Brasil.

O crediário digital, também conhecido como BNPL (Buy Now Pay Later), ou compre agora, pague depois, tem se popularizado a cada dia ao redor do mundo. Para os brasileiros, esse formato surgiu como uma opção de parcelamento sem cartão que era oferecida por grandes varejistas àqueles que não tinham acesso a crédito e não podiam pagar à vista. No entanto, nem todos os lojistas podiam ter essa modalidade de pagamento devido ao alto risco de inadimplência.

Agora, em sua versão digital, o BNPL ajuda no aumento das vendas e na atração de mais consumidores. Segundo um levantamento realizado com os clientes da Provu, empresa de oferta de crediário digital no Brasil, 60% dos entrevistados optaram por esse meio de pagamento por não possuírem cartão ou limite para grandes compras. E, de acordo com o estudo Generation Pay 2021, de todos os países pesquisados, entre eles Estados Unidos e Austrália, o Brasil foi o que mais se mostrou interessado nessa opção de pagamento.

Com o crediário digital, uma jornada fluida, prática e segura pode ser o ponto de virada para ter a aprovação do crédito e alavancar vendas.

Interesse na jornada de compra

Porém, as pessoas não estão interessadas apenas em novas formas de pagar, e sim em boas jornadas de compra. Os dados de uma pesquisa da PwC mostram que uma experiência personalizada pode aumentar em até 23% o preço de produtos e serviços. Além disso, ela pode promover a fidelização dos clientes e a disposição em compartilhar seus dados pessoais. Outra informação do levantamento é que 89% dos brasileiros apontam a experiência como fator importante em suas decisões de consumo.

Por esse motivo, não basta ter um serviço de parcelamento sem cartão em seu e-commerce. É preciso que haja uma boa usabilidade. Para 45,5% dos clientes da Provu, o que mais chamou atenção no meio de pagamento foi a facilidade na hora da compra. Algumas dicas, como ter um bom design de interface, uma jornada simples, site responsivo e botões destacados colaboram para que os consumidores efetuem suas compras com sucesso. Dessa forma, é possível garantir uma experiência de excelência, que irá colaborar para o desenvolvimento de um vínculo emocional entre o cliente e sua empresa.

Outro ponto indispensável para garantir uma boa experiência no crediário digital é a segurança. Uma pesquisa da Opinion Box em parceria com o PayPal indica que 94% dos brasileiros estão preocupados com a proteção de seus dados. E, segundo dado da VISA Research, até 72% dos compradores já abandonaram um carrinho por questões de segurança. Assim, a solução de crediário digital precisa oferecer uma proteção eficiente para as informações pessoais e garantir a veracidade delas com soluções antifraude.

Conclusão

Em suma, a experiência do cliente importa em todos os pontos da jornada. Isso engloba desde a etapa de pré-compra, passando pela escolha dos produtos, checkout e pós-venda. Para otimizá-la, se diferenciar da concorrência e gerar fãs para sua marca, investir em diferentes meios de pagamento é fundamental. No entanto, no caso do crediário digital, uma jornada fluida, prática e segura pode ser o ponto de virada para garantir a aprovação do crédito e alavancar suas vendas com esse produto que está revolucionando o varejo mundial.

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