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Cinco desafios do omnichannel no varejo

Por: Giuliana Cestaro

Diretora de Produtos e-commerce da Fiserv no Brasil

Com 20 anos de experiência, sendo 14 deles no mercado de meios de pagamento, tem ampla experiência como consultora de inovação, gestão de produtos digitais e e-commerce. Na Fiserv desde 2020, foi responsável por produtos digitais e liderou a equipe de lançamento da plataforma omnichannel Carat no Brasil, antes de assumir a diretoria de Produtos. Antes de integrar a equipe da Fiserv, atuou por mais de uma década na Cielo, onde foi responsável pela expansão e rentabilização do Portfólio de Soluções, especialmente como líder do setor de e-commerce. Também teve experiências em empresas de outros setores, com passagem pela Tamboré Urbanismo e Mapfre Seguros. É formada em propaganda e marketing pela Universidade Paulista, com pós-graduação em gestão pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e especialização em gestão de e-commerce e marketing digital pela ComSchool.

Nos últimos anos, a constante e rápida evolução do varejo tornou a adoção de estratégias omnichannel fundamentais para negócios que buscam atender às necessidades dos consumidores e suas expectativas cada vez mais elevadas. Se, por um lado, os benefícios de uma abordagem omnicanal são claros (aumento de vendas, maior envolvimento do cliente e disponibilidade que gera fidelidade à marca, por exemplo), a implementação bem-sucedida dessa estratégia pode ser desafiadora.

Conheça alguns desafios e possíveis soluções para ajudar em uma abordagem omnichannel eficaz.

Trago aqui alguns desafios e possíveis soluções para ajudar em uma abordagem omnichannel eficaz.

Desafio 1: Alcançar uma integração perfeita

Em uma estratégia omnichannel, todos os canais de venda, incluindo lojas físicas e virtuais, aplicativos e plataformas de redes sociais, devem ser integrados para proporcionar uma experiência de compra consistente e contínua. No entanto, muitos líderes de negócios consideram essa integração complexa, demorada e dispendiosa.

Para ter sucesso, uma dica é investir em tecnologia robusta para varejo, capaz de conectar de forma eficiente todos os canais de venda. Aproveitar sistemas baseados em nuvem ou plataformas de comércio unificadas configuráveis ​​pode garantir que os dados fluam perfeitamente entre os canais, melhorando a consistência da experiência de compra.

Desafio 2: Gerenciar e utilizar dados de clientes

A omnicanalidade pode gerar grandes quantidades de dados de clientes, a partir de vários pontos de contato. Embora esses dados possam fornecer insights valiosos, gerenciá-los, e aproveitá-los, de maneira eficaz pode ser complicado. A solução está em ferramentas avançadas de análise de dados.

Essas tecnologias não apenas ajudam na coleta e no gerenciamento eficiente de dados, mas também na extração de insights acionáveis ​​para compreender melhor o comportamento e as preferências do cliente. Estratégias de marketing personalizadas, gerenciamento de estoque e melhorias no atendimento ao cliente podem então ser informadas por esses insights.

Desafio 3: Gestão de estoque

O gerenciamento de estoque preciso e eficiente em vários canais é outro grande desafio. O dilema é garantir a disponibilidade do produto no lugar certo e na hora certa, sem manter estoque excessivo, para atender às demandas dos clientes.

A implementação de sistemas de rastreamento de estoque em tempo real pode fornecer uma visão unificada dos níveis de estoque em todos os canais. Além disso, a análise preditiva pode ajudar a prever a demanda, permitindo um gerenciamento proativo.

Desafio 4: Trazer toda a equipe a bordo

Com a introdução de novas tecnologias e processos, outro desafio pode ser fazer com que todos os envolvidos no negócio compreendam e saibam como gerir a abordagem omnicanal. O ideal é investir em treinamentos regulares, não apenas para ensinar os funcionários a usarem novas tecnologias, mas também para estimular neles uma mentalidade focada no cliente. Afinal, em um mundo omnichannel, cada ponto de contato com o consumidor é importante.

Desafio 5: Medindo o sucesso

Determinar a eficácia de uma estratégia omnichannel pode ser complexo devido à multiplicidade de pontos de contato e de caminhos do cliente até a compra. Para resolver isso, é crucial estabelecer indicadores-chave de desempenho (KPIs) claros que se alinhem com os objetivos gerais da sua empresa. Isso pode incluir métricas relacionadas a vendas, retenção e satisfação dos clientes. Usando análise de dados avançada, você pode acompanhar esses KPIs em todos os canais para medir seu sucesso no universo omnichannel.

Os desafios podem parecer grandes, mas possíveis de superar com uma estratégia omnicanal poderosa.