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A IA generativa e sua revolução na Black Friday

Por: Alisson Aguiar

Global Retail Practice Senior Director da Compass UOL

Formado em Ciência da Computação pela UPF e com MBA em Tecnologia Aplicada a Negócios pela ESPM, Alisson é Global Retail Senior Director da Compass UOL. Ao longo dos últimos anos, tem se dedicado a projetos de digitalização do varejo para empresas do Brasil e exterior por meio do uso de plataformas e tecnologias de parceiros estratégicos com atuação global.

Com a Black Friday a todo o vapor, é impossível ignorar o papel fundamental que a tecnologia desempenha na otimização da experiência do consumidor e no impulsionamento das vendas. Neste ano, um dos pontos mais interessantes nessa área é a ascensão das soluções de inteligência artificial generativa (Gen AI), que estão transformando a maneira como marcas e consumidores interagem, especialmente durante a data — uma das principais do varejo no ano.

Segundo um estudo da MField, a intenção de compra para a Black Friday em 2023 cresceu 32% em relação ao ano passado. Outros dados, de acordo com um levantamento realizado pelo Google, apontam que as buscas pelo termo “Black Friday” este ano já superam em 114% o registrado em 2022. Trata-se da maior alta para a data desde 2019. No buscador, o incremento se deu principalmente para suplementos, casa e construção e setor automotivo.

Um ponto positivo marcante da inteligência artificial generativa é sua habilidade de ultrapassar os parâmetros das respostas pré-programadas. Isso porque a tecnologia consegue compreender o contexto da interação, adaptar-se às necessidades do consumidor em tempo real e até mesmo simular conversas naturais, oferecendo uma experiência que se equipara à interação humana.

Conforme uma pesquisa realizada pela Pagar.me, em parceria com E-Commerce Brasil, Equals e Nuvemshop, 35,7% dos varejistas digitais têm planos de investir em inteligência artificial nesta temporada. Preferida da maioria dos entrevistados para o período de venda, a IA supera outras tecnologias, como Big Data, com 19,4%, e Realidade Aumentada e Virtual, com 7,7%.

A integração da Gen AI no cotidiano empresarial é um avanço para a evolução e competitividade nos negócios. Afinal, as organizações podem utilizar essa tecnologia para aprimorar processos de atendimento ao cliente, implementando chatbots inteligentes capazes de responder a perguntas frequentes e solucionar problemas básicos de forma instantânea.

A análise preditiva gerada por algoritmos avançados permite às companhias prever tendências de mercado, otimizar cadeias de suprimentos e tomar decisões estratégicas mais embasadas. Por exemplo: uma companhia de e-commerce pode fazer uso da Gen AI para recomendar produtos de forma personalizada aos clientes, elevando tanto a satisfação dos consumidores como as vendas.

Para incorporar esse recurso nas operações diárias, é indicado identificar áreas nas quais a automação e a inteligência artificial podem agregar algum valor. Implementar sistemas de aprendizado de máquina em processos repetitivos libera tempo e recursos para tarefas mais complexas que demandam criatividade e raciocínio humano. E vale lembrar: investir na capacitação da equipe para compreender e trabalhar em conjunto com essas ferramentas é tão essencial quanto a própria implementação.

Nesta época do ano, é notável o impacto tangível da aplicação nos esforços de marketing, em que anúncios altamente personalizados são gerados instantaneamente, cativando as pessoas de maneira mais eficaz. Além disso, a criação de conteúdo dinâmico e adaptável impulsiona as estratégias de vendas, destacando produtos de acordo com as demandas individuais dos clientes.

Para empresas varejistas que buscam um diferencial competitivo, a utilização estratégica de ferramentas de IA generativa pode ser a chave para obter uma vantagem significativa — trata-se de um cenário altamente disputado de compra e venda em datas relevantes do calendário do comércio nacional. Essa abordagem aumenta as chances de conversão e fortalece a fidelização, construindo relacionamentos duradouros e impulsionando o sucesso durante a temporada.

É vital, portanto, que as empresas, ao implementarem essas soluções, adotem não apenas a tecnologia, mas também uma postura ética e centrada no consumidor. Ao fazê-lo, se beneficiam do avanço tecnológico, assim como constroem relações mais sólidas e duradouras com seus clientes. Numa Black Friday como essa, promovem um futuro comercial repleto de experiências únicas e satisfatórias. Afinal, a IA generativa não é só um termo da moda — é o começo de uma nova era.