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Google aponta que busca para aliviar o calor é destaque nas compras da Black Friday 

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Na última quinta-feira (23), às vésperas da Black Friday, o Google traz insights e quais são os produtos com maiores probabilidades de compra para a data. Ana Fritoli, especialista em insights, Fábio Celeri, head de commerce e Fábio Garcia, head de negócios, fazem um panorama acerca dos itens mais buscados e as categorias com mais cliques. 

Ana Fritoli, especialista em insights no Google
Imagem: Ana Fritoli, especialista de insights para varejo no Google

Vale destacar que, ao analisar os itens mais clicados a jornada de compra já está em um estágio mais avançado, pois o consumidor está efetivamente buscando e clicando nos produtos, comenta Fritoli. 

A temperatura subiu

A especialista em insights apresenta três classificações para as buscas dos consumidores: artigos para alívio do calor, itens clássicos e diversificação. Essa categorização aparece como um elemento chave para compreender a mudança de comportamento do consumidor. 

Destrinchando cada um dos itens mencionados, Fritoli explica que a busca por itens de refrigeração do ar são os principais resultados de buscas em consequência da mudança climática e de uma necessidade de resolução imediata. 

Ar condicionado, ventilador, ar condicionado portátil, ventilador de mesa e climatizador de ar são alguns dos termos em destaque. 

10 termos mais clicados no Google Shopping
Imagem: reprodução, 10 itens mais clicados no Google Shopping (20 a 22 de novembro)

Além disso, outros itens ligados ao calor tiveram uma forte movimentação. Protetor solar, tapete gelados para pets, desodorante e até mesmo geradores – por conta das quedas de energia – apresentaram um aumento de buscas. 

“A Black Friday é um momento para suprir uma demanda que o consumidor já têm e este é o primeiro ano que ele volta a ser confiante para comprar”, afirma Ana. 

A moda do tradicional

Seguindo com a lista de tendências para a Black Friday, os clássicos aparecem em segundo lugar no ranking. Itens como telefonia, sendo o iPhone 13 e 14 o top 2 dos mais clicados, e eletroportáteis, destacando airfryer (3° termo mais clicados) e cafeteiras com crescimento de 91%.

Os eletrodomésticos também marcam presença nas buscas pelos produtos tradicionais da data. Geladeiras aparecem como o quinto item mais clicado no Google Shopping. Lava louças cresceram 143% e lava e seca aumentaram em 127%.

Diferenciando na Black Friday

Fechando a apresentação, Fritoli explica que é cada vez mais comum o crescimento de categorias menos tradicionais – a famosa diversificação. O segmento de perfumaria e cosméticos demonstrou mais de 13% de aumento e a categoria de suplementos aumentou 24%, ambas na consideração do year to date (ano até a data em tradução livre). 

Outros segmentos não deixaram a desejar na diversificação. Moda se destacou com os seguintes termos: Adidas Superstar (78%), Crocs (46%) e All Star (32%). Surpreendo as expectativas, a categoria de móveis, especificamente o termo penteadeira com espelho, contabilizou um aumento de 22%. 

Complementando o conteúdo, durante o momento de perguntas e respostas, Claudia Tozetto destaca: “este é o primeiro ano sem efeito pandêmico” e isso muda consideravelmente a maneira como a Black Friday acontece.

Contexto positivo

Fabio Garcia head de negocios Google
Imagem: Fábio Garcia, head de negócios para varejo do Google

Garcia ainda ressalta a relevância de compreender o consumidor e as expectativas para o momento. Considerando um cenário mais positivo, a recuperação das buscas e intenção de compra aquecida, o mercado aparenta estar otimista. 

Um aumento de 114% nas buscas sustenta o desejo dos clientes de irem às compras. Fábio explica: “não é somente sobre comprar barato. Os consumidores querem comprar melhor”. 

Entretanto, adicionais ainda são essenciais para os clientes. Alguns dos termos com maiores buscas foram cupons (39%), promoção (23%) e desconto (16%).

Concluindo sua fala, Garcia diz: “é um momento de sofisticação, o brasileiro mais interessado e evoluindo no comportamento de busca”.