No artigo de hoje concluiremos a 3ª parte das nossas considerações para o ecommerce em 2015. Se você perdeu a sequência dos artigos, pode encontrar a parte um e a parte dois aqui.
11. Otimize seus consumidores internacionais
Aprimore suas geo-ferramentas de IP para detectar localizações e no mínimo eliminar a seleção de país nas páginas de entrada e melhor ainda – oferecer idioma, catálogo de produto, preço e conteúdo relevantes.
Segmente sua lista de email por geolocalização. Você pode usar essa segmentação para evitar, por exemplo, o disparo de promoções do Dia de Ações de Graças e das vendas de 4 de Julho para consumidores internacionais, ou não promover itens em seu catálogo que não podem ser enviados para fora do seu país. Você também pode otimizar mensagens de prazo de entrega, ao invés de enviar essas mensagens no meio da noite, por exemplo.
Entender a língua local. Quais produtos possuem jargões específicos de cultura em determinado país? Um “colete” no Reino Unido, por exemplo, pode não ser o mesmo “colete” dos Estados Unidos. Um fogão que cozinha de forma lenta para um determinado cozinheiro pode ser rápido para outro. Garanta que suas ferramentas de pesquisa acomodem esses sinônimos e se possível, classifique suas categorias e páginas de produto apropriadamente em cada mercado.
Se o seu site lida com múltiplos idiomas, considere usar copy-writers (redatores) locais não apenas para as descrições de produtos, como também para os anúncios PPC, email e campanhas nas redes sociais.
Usabilidade-inteligente. Garanta que as políticas de entrega sejam fáceis de encontrar (bem como informações sobre onde você vai entregar e quais serão suas taxas), ofereça ferramentas de cálculo de frete antes do checkout e suprima os banners de frete grátis para regiões onde ele não é oferecido. (Não faça nenhuma provocação!)
12. Evite os erros dos testes A/B
Garanta mais experiências eficientes de conversão, indo além dos básicos “ter-tráfego-suficiente”, “deixar-o-teste-rodar-bastante” e “saber-como-usar-MVT-ou-A/B”. A otimização de conversão pode ter desempenho negativo quando:
1. Você está testando detalhes. Não comece a testar formatos, tamanhos e cor de botões quando os maiores ganhos podem ser alcançados nos redesigns radicais ou consertando problemas de conversão conhecidos e suspeitos.
2. Você está testando só por testar. Não se aborreça com testes ao menos que você tenha uma hipótese clara baseada em consertar um problema já assumido ou se você estiver estabelecendo um debate de design. Não faça testes apenas por curiosidade (vermelho ou azul? uma imagem ou duas?). A menos que você tenha uma hipótese a ser comprovada ou rejeitada você não vai aprender nada além de a “versão X” é melhor que a “versão Y”.
3. Você não está segmentando seus testes ou seus resultados. Impulsione insights ocultos. Pense que visitantes poderiam ser excluídos de cada teste – visitantes que retornaram, visitantes internacionais, tráfego de determinadas fontes-referência, visitantes mobile, etc. Considere também segmentar os resultados dos seus testes para entender quais táticas serão usadas na personalização e segmentação de suas estratégias de venda.
13. Revisite sua estratégia nas mídias sociais
Imagem: Brand Camp
Estratégia no social é difícil. Geralmente a conversão nas redes é menor que no email ou no marketing de busca. As regras de engajamento nessas mídias também estão em constante mudança e até mesmo tornando o alcance de fãs orgânicos (Facebook, cof cof) mais difícil, e entender quanta atribuição dar à exposição da marca nas redes sociais pode ser um tarefa árdua.
Imagem: Brand Camp
Além de lançar mais fontes no social, como você pode melhorar suas campanhas este ano?
1. Quebre os obstáculos entre as equipes das mídias sociais e o resto da equipe de marketing. O social pode ser um poderoso aliado para branding, marketing de conteúdo, PR, email marketing, promoções na loja física, merchandising, etc. Se não existe uma relação estreita de comunicação entre o social e as outras funções você perde a oportunidade de contar uma história em todos os canais e alguns membros da equipe podem até mesmo agir desonestamente. Comunicação é a chave – especialmente se você terceiriza seu marketing social de alguma forma.
Imagem: Brand Camp
2. Tenha uma estratégia de canal. Entender as nuances, forças e limitações de cada canal social (por exemplo, audiência conquistada/alcançada, limites dos personagens, tipos de mídia permitidos, oportunidades de post pago, tipos de engajamento, etc), ambos a nível de marca e campanha (e em alguns casos, por persona). Munido deste insight, determine o objetivo de cada canal em um “quadro grande”.
Determine quais tipos de conteúdo são mais apropriados para cada canal, em qual horário, e em qual contexto. Nem todas as peças de conteúdo fazem sentido, dependendo do canal. A estratégia do canal funciona melhor com abordagens não-omissivas no marketing. Profissionais que estão atentos à produção de outros times podem ser mais eficientemente alimentados através de canais adequados e podem ter melhores feedbacks de seus esforços.
3. Não faça de 2015 um “ano usual de negócios”. Dê uma boa e honesta olhada para a sua campanha de performance. Você encontrou suas metas para audiência, engajamento, vendas e atendimento ao consumidor em cada rede social? Você precisa revisitar seu modelo de atribuição no analytics? Você precisa aumentar ou reduzir seus gastos com Facebook? Onde você perdeu oportunidades em 2014 (exemplo, impulsionando suas APIs do Pinterest)?
Desafie sua estratégia a partir dos dados do ano passado e determine o que você precisa mudar este ano. Não faça simplesmente mais investimentos nas redes sociais.
14. Feche a lacuna do conteúdo + vendas
O ecommerce não está confinado apenas no catálogo online. Redes sociais, micro sites, widgets interativos, catálogos, vídeos, aplicativos e loja física digital apresentam oportunidades de vendas além da vitrine, porém para fechar definitivamente a lacuna entre o conteúdo e as vendas é preciso trazer funcionalidade à essas experiências.
15. Atualize o rodapé do seu site
Sem mencionar nomes… Eu já flagrei muitos grandes sites de ecommerce com rodapés de 2014. Isso pode ser apenas a parte mais insignificante do seu sute, mas é um bom lembrete!
15 considerações para o e-commerce em 2015: parte 1
15 considerações para o e-commerce em 2015: parte 2
Traduzido com autorização do autor. Publicado originalmente em: http://www.getelastic.com/15-ecommerce-resolutions-for-2015-part-3/