Logo E-Commerce Brasil

Vendas de natal: 5 problemas de conversão e como resolvê-los

Como a temporada “oficial” de natal se aproxima rapidamente (para alguns adiantadinhos, já está aqui) é bom se preparar para um aumento maciço de vendas – mas também para os problemas típicos dessa época. Vamos examinar 5 problemas de conversão eo que você pode fazer sobre eles.

Aumenta o tráfego do site

A época do natal traz pico de vendas, mas também sobrecarrega os servidores que podem atrapalhar o seu site ou falhar completamente. Mesmo os maiores sites de comércio eletrônico caem nos piores momentos possíveis, por isso nenhum site está preparado o suficiente. Pressione sua equipe de TI para executar simulações de pico de tráfego, usar um CDN (Content Delivery Network) e alavancar os servidores. Você não pode se dar ao luxo de não fazer isso.

A velocidade de carregamento da página afeta sua taxa de conversão e até mesmo o SEO, por isso não deixe de reparar nas “pequenas coisas” que se somam aos grandes obstáculos no desempenho do site. Use a ferramenta Page Speed ​​do Google para obter um relatório detalhado e com prioriedades que quantifica os segundos que você vai economizar por meio do ajuste do seu site.

Consumidores-comparadores 

A comparação de preços aumenta durante o natal e final de ano, o que significa mais tráfego e mais carrinhos abandonados. Isso também significa mais cliques em seus anúncios de PPC, e preços por clique provavelmente mais elevados. Converter os consumidores-comparadores de preço é um desafio, veja a seguir algumas dicas vantajosas:

1. Resolva os “vazamentos” do seu plano de PPC cedo. Preste atenção nos gastos altos, baixa conversão de palavras-chave e ajustar os lances em conformidade. Adicione adequadamente as palavras-chave negativas ou faça uma pausa em determinadas palavras-chave para o feriado, se elas estiverem consumindo muito o orçamento das outras palavras que têm resultados melhores.

2. Concentre-se nas landing pages. Agora as landing pages desempenham um papel ainda maior no Google’s Quality Score. Isto significa baixa relevância de palavras-chave, altas taxas de rejeição e que páginas lentas podem passar a custar mais por clique, e, naturalmente, tais páginas convertem menos compradores. Não se concentre-se apenas em encher sua landing page com palavras-chave, construa propostas de valor, tanto para o seu produto como para sua empresa em toda página. Execute o teste A/B em cópia e planeje reduzir as taxas de rejeição, além disso aplique as dicas de teste do Google Page Speed ​​para cada página que você sintonizar.

3. Use remarketing. Independentemente de qual campanha o visitante veio ou qual página do seu site ele abandonou, você pode redirecioná-lo usando o remarketing. O remarketing permite mostrar anúncios gráficos ou de texto que aparecem em outros sites visitados pelos seus leads em toda a web, incluindo o Facebook. O remarketing também mantém sua marca no top-of-mind, e é especialmente útil para os novos visitantes do site que podem não se lembrar exatamente quais sites eles visitados durante as compras de comparação.

4. Salve carrinhos para mais de 30 dias. A temporada de férias se estende além de novembro e dezembro, portanto, uma long cookie window para armazenar informações de carrinho é uma boa aposta para a recuperação de vendas abandonadas de clientes que foram simplesmente adiando sua decisão de compra, ou que voltaram a partir de campanhas de remarketing.

5. Falhas de estoque. Se você optar por manter a venda dos itens vendidos no seu catálogo, certifique-se de fornecer sugestões de produtos alternativos ou oferecer um e-mail para avisar “quando o item estiver novamente em estoque”. Datas estimadas de re-estoque são úteis durante as épocas de pico, quando os clientes não têm muito tempo para esperar.

Às vezes, os produtos são vendidos entre o momento em que o cliente adiciona o produto ao carrinho e o momento em que ele está pronto para checkout. A Staples notifica os clientes de forma clara no carrinho e mostra algumas opções de itens relacionados para salvar a venda.

Como itens populares costumam ser vendidos facilmente, você quer ter certeza que suas campanhas pagas não direcionem os cliques para produtos que você não tem no estoque. Garanta também que a sua ferramenta de pesquisa interna do site empurre os itens esgotados para a parte inferior dos resultados de pesquisa quando segmentado por relevância. A Amazon permite que os compradores incluam ou excluam os produtos OOS (fora de estoque) nos resultados de pesquisa e de categoria.

Prazos-limite de envio

O grande “MID” (medo, incerteza e dúvida) dos clientes é “será que vai chegar a tempo?”. Facilite a busca do cliente pelos prazos-limite de envio e opções de entrega, não apenas em sua home page, mas nas páginas de produto e no carrinho de compras também.

Após os prazos-limite, fala ofertas para os compradores de última hora.

Caçadores de Cupom

Os clientes sabem que os cupons e as ofertas de frete são abundantes na web. Quando aparece um código de cupom no checkout, muitos compradores vão deixar o seu site, voltar para o buscador e inserir o código em de algum site de “ofertas”.

Isso não só reduz o preço de compra, mas você provavelmente vai pagar um bom valor para o afiliado que não fez referência à venda (que também mexe na atribuição da sua campanha, substituindo os cookies).

Uma correção é para suprimir caixas de código de cupom a menos que o cliente tenha sido indicado por uma filial ou a sua própria campanha de e-mail. (Você também pode optar por auto-aplicar o cupom apenas para os clientes).

A segunda solução é fornecer seus próprios códigos de cupom em uma URL de seu próprio domínio. Isso deve ser altamente indexado nos mecanismos de busca “sua marca + cupom” e você vai economizar esses valores preciosos.

A Macy’s faz isso muito bem, mas tenha em mente que mostrar seus códigos de cupom a todos significa que você vai vender muito pouco no preço total.

Finalmente, uma terceira opção é fazer o seu campo de entrada de cupom bem discreto – apenas um link de texto, em vez de um campo aberto que funciona como um call-to-action que promovam buscas por promoção. Links de texto que expandem em um campo para inserção de cupom são menos notáveis, mas aqueles que tiverem um código de cupom vão procurar por ele.

Webrooming

Ao contrário do showrooming (visitar uma loja com a intenção de comprar on-line), os compradores-webrooming usam o site para pesquisar o que eles pretendem fazer offline (a partir de seu negócio ou de um concorrente).

Alguns webroomers usam seu site para pesquisar itens da sua loja dentro da sua loja física. Idealmente você emprega um excelente monitoramento de cross-channel (por exemplo, o cliente está motivado a permanecer logado em uma conta para criar e gerenciar listas de desejos, e nas lojas físicas eles estão sempre conectados às suas contas). Quando isso não é possível, comunique com detalhes o processo entrega-loja e o serviço sobre reserve e retire nas páginas dos produtos e nos cabeçalhos do site.

Considere tratar interação com sua ferramenta de inventário na loja um micro-conversão, um sinal de intenção de compra do seu canal físico. Enquanto você pode não ser capaz de controlar a venda na loja (incluindo a compra total), você pode adicionar esses visitantes para uma campanha de exibição remarketing para manter seu site top-of-mind (que ponto quente pode estar vendendo para fora em toda parte in-store).

Nota final

Estas dicas podem ser aplicadas em qualquer época que o seu negócio tiver picos de venda, por isso se você achar que é tarde demais para fazer algumas dessas mudanças, faça o planejamento e prepare-se para os outros picos ao longo dos próximos 12 meses.

Traduzido com autorização do autor. Originalmente disponível em: http://www.getelastic.com/5-holiday-conversion-problems-and-how-to-fix-em/