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15 considerações para o e-commerce em 2015: parte 2

Dando sequência à nossa série de resoluções para o ecommerce em 2015, aqui vão mais seis:

6. Mobilize sua estratégia mobile

2/3 dos emails são abertos via mobile. 60% do networking social acontece longe do desktop e segundo uma pesquisa da ComScore, 60% do tráfego das buscas acontecem via dispositivos móveis. Dependendo da pesquisa, um site de ecommerce recebe em média de 30-50% do tráfego do mobile.

Simplesmente não existe uma razão que justifique o não investimento em sites mobile-friendly. Se você não investiu, essa é a sua missão número 1.

Supondo que você tenha uma solução mobile-friendly, considre 2015 como “o ano da experiência mobile contextual“. Investigue o papel  que o mobile (tanto smartphone como tablet) desempenha na aquisição de clientes, como ele suporta a descoberta, investigação e consideração de compra e contextos.

Conheça seu consumidor e quando, onde e porquê ele ou ela está acessando seu site através dos dispositivos. Desafie a si mesmo e ao seu time a repensar a navegação, marketing, design e conteúdo de cada contexto, seja por tipo de dispositivo, fonte/campanha referida, localização (incluindo loja física, loja próxima) ou persona.

7. Otimize a entrega de email

Apesar da popularidade do social, o email não morreu:

  • 91% dos consumidores usam email pelo menos uma vez por dia
  • Todo dia, consumidores norte-americanos interagem com cerca de 11 marcas através de email, contra 9 consumidores que usam o Facebook e 8 o Twitter
  • O email  é aproximadamente 40 vezes melhor para a aquisição de um novo consumidor que o Facebook e Twitter, além de converter 3 vezes mais
  • 90% dos consumidores preferem email ao Facebook para receber atualizações sobre uma marca 
  • 44% dos consumidores fizeram pelo menos uma compra via campanha de email

Infelizmente, nem todos os emails chegam ao seu destino. Certifique-se que seu programa de email deste ano está otimizado para entrega e engajamento (re-engajamento também!). 

1. Refine a lista. Certifique que os emails com altas taxas de retorno (que retornaram) sejam removidos imediatamente e aqueles com baixas taxas de retorno sejam marcados, monitorados e finalmente removidos. Identifique qualquer problema que possa acionar os filtros de spam. Tente re-engajar os assinantes, mas quando esses esforços falharem, remova o que estiver obsoleto.

2. Melhore a lista de cancelamentos. Embora ninguém queira ver os assinantes irem embora, é preciso tornar o cancelamento da assinatura (de emails) um caminho fácil para os clientes. Esse processo não apenas limpa a sua lista, como também dá a você informações mais precisas sobre taxas de abertura, engajamento e conversão.

3. Tenha autorização. Certifique que você não está enganando assinantes desinteressados que entram em sua lista pedindo permissão a eles. Enviar spam compromete a reputação de quem está enviando o email e afeta a entregabilidade em todo o processo. Facilite para os assinantes adicionarem você em suas agendas – e inclua um call to action de destaque em cada mensagem.

4. Use segmentação inteligente. Melhore o engajamento enviando mais mensagens relevantes. Um dos caminhos para alcançar melhor seu público-alvo é segmentar sua lista na hora do cadastro.

Revisite sua segmentação geral de email, entenda quais são as regras e estratégias dos últimos anos que podem não ser boas este ano. Por exemplo, considere segmentar consumidores que sempre abrem e clicam no mobile em sua própria campanha, com conteúdo, landing pages ou jornadas de compra que sirvam melhor ao contexto mobile (por exemplo, enviar um página com um único produto ao invés de uma categoria).

8. Propague sua proposta de valor

Não basta ter uma proposta de valor é preciso ser convincente, combinar as motivações e desejos do seu consumidor e ter uma comunicação clara durante toda a experiência do consumidor (incluindo campanhas de marketing como PPC). E isso deve ser através de preços baixos!

Existem poucos proponentes tão proeminentes de propostas de valor como o Dr. Flint McGlaughlin do Marketing Experiments/ Marketing Sherpa. Se você pensa que tem uma boa proposta de valor veja essas 6 técnicas de podem ser usadas em diferentes negócios em mercados altamente competitivos:

Você também pode fazer o download da Proposta de Valor da Marketing Experiements.

9. Analise seu serviço ao consumidor

Qual é o seu CSQ (Coeficiente de Serviço ao Consumidor)? Descubra com a nossa planilha de Atendimento ao consumidor e avalie sua experiência na página de entrada do checkout.

10. Faça um checkup do desempenho do seu checkout

Certifique que você não está cometendo nenhum desses pecados no checkout e revisite seu A/B e estratégias de teste multivariados. Veja outras dicas no próximo artigo.

Veja a primeira parte da série: http://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/15-consideracoes-para-o-e-commerce-em-2015-parte-1/

Traduzido com autorização do autor. Originalmente publicado em: http://www.getelastic.com/15-ecommerce-resolutions-for-2015-part-2/