Logo E-Commerce Brasil

Vídeos aumentam o desempenho de campanhas de e-mail marketing

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

81% dos executivos seniores de marketing utilizaram vídeos em suas atividades durante o quarto trimestre de 2011, à frente dos 70% registrados ao longo do mesmo período do ano anterior, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos pela Web Video Marketing Council (WVMC) e Mídia Flimp. Site da empresa (67%), mídias sociais (61%) e e-mail marketing (52% vs 50% em 2011) são os canais mais populares para o uso de conteúdos neste formato. Um terço (33%) dos entrevistados utilizam vídeos para gerar leads, enquanto 17% para comunicação institucional.

Vídeos aumentam a performance das campanhas de e-mail marketing

O estudo “Online Video Marketing Survey and Video Email Trends Report“ também mostra que incluir vídeos em campanhas de e-mail contribui para melhorar seu desempenho, com 88% dos entrevistados afirmando que os vídeos impactaram positivamente em campanhas do gênero, enquanto 76% disseram que aumentou a taxa de cliques (CTR). Além disso, 72% dos profissionais afirmam que vídeos incorporados aos e-mails tornaram os consumidores mais propensos a comprar no site da empresa.

Apenas 17% dos inquiridos que utilizaram vídeos em campanhas de e-mail marketing não têm certeza sobre o impacto desta integração no comportamento de compra dos consumidores, enquanto 8% acreditam que os vídeos não acrescentaram no desempenho da campanha.

Vídeos contribuem para a queda do índice de logística reversa

51% dos consumidores se sentem mais seguros de suas compras on-line após visualizar vídeos em sites de e-commerce ou de fabricantes, enquanto 52% se tornaram mais seguros e menos propensos a devolver o item comprado, segundo um estudo apresentado em março de 2012 pelo e-tailing group e Invodo (Clique aqui para ler).

Outras conclusões importantes do estudo da WVMC:

64% dos entrevistados planejam aumentar em 2012 o orçamento para a criação de conteúdos no formato de vídeo, enquanto 17% pretendem mantê-lo no mesmo patamar.

Disponibilidade de recursos (41%), facilidade de implementação (25%) e custo (18%) foram as principais barreiras apontadas pelos profissionais para incluir vídeos em campanhas de e-mail marketing.