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Verão: alta na temperatura e nas vendas

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Verão é tempo de curtir praia, piscina e atividades ao ar livre. Mas é também um período de bons negócios para quem vende produtos voltados para a saúde. Seja nas férias ou em um fim de semana de folga, o consumidor está mais consciente dos cuidados com a pele ao se expor ao sol e a procura por itens que protegem contra os raios ultravioleta cresce nesta época do ano. 

Os números de um mercado promissor comprovam a preocupação dos brasileiros com o risco de câncer e envelhecimento precoce. Em estudo realizado pela Scanntech envolvendo produtos com maior consumo no verão brasileiro de 2022, os bronzeadores e protetores foram destaque, com alta de 61,4% em relação à temporada anterior. Já um levantamento da Euromonitor International mostra que, em 2022, as vendas de produtos de cuidados com o sol atingiram R$ 4,1 bilhões no país, crescimento de 13% na comparação com 2021. 

Até 2027, a Euromonitor prevê que as vendas de protetor solar devem atingir R$ 6,9 bilhões. Números que garantem boas oportunidades para quem vende. No caso da RaiaDrogasil, o principal diferencial do marketplace é o foco em saúde, bem-estar e beleza. O cliente sabe que vai encontrar uma grande variedade de produtos e os sellers precisam estar preparados para cativar esse consumidor. É importante analisar as pesquisas disponíveis e organizar o estoque, além de ter boa logística para garantir agilidade nas entregas. 

Muito além do protetor solar: cuidados de verão incluem cabelo e vitaminas 

Não é só a pele que merece atenção especial no verão. Ao comprar no marketplace, o consumidor procura a melhor oferta de protetor solar, mas também outros itens para enfrentar o calor. Com crianças e idosos vulneráveis à desidratação e adultos preocupados com o bem-estar, cresce a demanda por suplementos, vitaminas, alimentos saudáveis e produtos que ajudam a hidratar. 

Já o cabelo exige cuidados bem especiais. Sol, sal e cloro danificam tanto a estrutura quanto a aparência dos fios. O ideal é substituir produtos capilares comuns por opções com fator de proteção solar. Vale também adotar creme leave-in de proteção cada vez que entrar na água. E caprichar na hidratação, usando máscaras uma vez por semana e condicionador a cada lavagem. 

Henrique Santos, head de e-commerce da Salon Line, marca brasileira especializada em cosméticos capilares, percebeu o potencial desse mercado e apostou na parceria com o Marketplace Raia Drogasil. “No marketplace as vendas se complementam. O consumidor que procura produtos tanto para a pele quanto para o cabelo encontra tudo em um só local. Esse é outro ponto fundamental para nossa estratégia de garantir que clientes de qualquer lugar do Brasil possam comprar nossos produtos e recebê-los em casa”, explica Santos. 

Para este verão, a aposta da Salon Line são os defrizantes. Seja para o cabelo, para a pele ou para hidratar, é importante o seller perceber que o cliente busca produtos específicos para as suas necessidades e o seu perfil. Entender essas peculiaridades é um dos segredos do sucesso da Needs, marca exclusiva que lidera as vendas de protetores solares na Droga Raia e na Drogasil. 

“Oferecemos uma linha completa de produtos. No caso dos protetores faciais, por exemplo, temos específicos para controle de oleosidade, antissinais, hidratação e para todos os tipos de pele. Na linha de protetores solares corporais, já tivemos um salto no consumo ao longo de 2023, que deve se intensificar ainda mais ao longo do verão”, explica Marcio Leonardo Zanetti, gerente de Marcas Próprias da RD. 

No marketplace ou em outros canais, uma coisa é certa. As vendas digitais aumentam o faturamento e fidelizam o público. Além do investimento em marketing, boas promoções, oferta diversificada, experiência de compra positiva e entrega rápida deixam o consumidor satisfeito. E cliente feliz sempre volta, não importa a estação do ano.