- Escalabilidade: estar dentro de um marketplace agiliza o crescimento do seu negócio, isso porque é um site que tem alta visibilidade e é feito todo um trabalho de marketing de divulgação.
- Economia de tempo: no seu site você investe muito tempo em todos os processos, enquanto que em um marketplace algumas etapas são automatizadas, você entra como moderador ao invés de executor.
- Logística: outra ajuda valiosa é sua integração com várias opções logísticas, que costuma ser um diferencial para alguns marketplaces, como acontece no Mercado Livre.
- Crescimento do setor: no 1º semestre de 2019 o marketplace teve um crescimento de 13%, quando comparado aos 12% da média do e-commerce, segundo os dados com a Ebit/Nielsen.
Comece a vender no Mercado Livre com a Real Trends
Acredite se quiser, mas recentemente saiu uma pesquisa da Enext, consultoria e prestadora de serviços de marketing para e-commerce, que prova que 45% dos e-commerces ainda não vendem em marketplaces. Os principais motivos para os varejistas não aderirem a esse canal de vendas são: 38,9% alegam falta de conhecimento ou de recursos disponíveis, 33,3% não acreditam que seja um modelo importante para o mercado e 22,5% não estão de acordo com as margens de vendas.
Essas informações deixam claro que esse assunto ainda sofre muitos tabus e que tem muito vendedor por aí perdendo a oportunidade de explorar esse Monte Everest.
Se você faz parte dessa estatística, queremos apresentar para você as vantagens e as possibilidades desse canal, a primeira coisa que você precisa entender é: o marketplace serve como plataforma intermediária para que os compradores e vendedores realizem transações. As vantagens de vender em um marketplace são muitas, já que não requer muita estrutura e investimento para ofertar seus produtos e também pode ser ideal caso sua marca ainda não tenha muita presença online. Veja outras vantagens que separamos: