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Vendas online mantêm crescimento na União Europeia

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

As empresas da União Europeia (UE) estão apostando cada vez mais nas vendas online para maximizar seus lucros, segundo análise recente do Eurostat. O levantamento indica que 17% das empresas da UE registaram vendas online de pelo menos 1% da sua faturação, em 2018.

O mesmo valor foi alcançado nos dois anos anteriores. Em comparação com 2009, o percentual de aumento é de 13%.

No caso de Portugal, foram 16% as empresas que registaram pelo menos 1% da sua faturação através das vendas online, deixando o país acima da Polônia (14%), Hungria (13%), Itália (10%), Grécia (9%) e Luxemburgo (9%).

Com 36% das empresas vendendo online, contra 31% no ano anterior, a Irlanda registou a maior participação entre os estados-membros da UE. A Dinamarca ficou em segundo (34%) e a Suécia em terceiro (31%).

O aumento nas empresas que vendem online foi mais forte na Áustria, com um aumento de 6 pontos percentuais (pp) de 14% em 2017 para 20% em 2018.

Vendas da União Europeia

Considerando a localização dos clientes, era mais comum vender para clientes no próprio país (19% das empresas), com vendas para clientes em outros países da UE (9%) e no resto do mundo (5%).

Além disso, em 2018, 16% das empresas da UE realizaram vendas online utilizando sites ou aplicativos, tanto para consumidores particulares (B2C – 13%) como para empresas e governos (B2BG – 11%). Segundo a Eurostat, o percentual de vendas por meio de um marketplace foi 6%.

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As informações são do Distribuição Hoje