Logo E-Commerce Brasil

Pagamentos sem contato podem ajudar contra coronavírus, diz regulador bancário da UE

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista e editor do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Nesta quarta-feira (21/03), o órgão regulador bancário da União Europeia recomendou o uso de pagamentos por sistemas sem contato. Segundo regulador, isso seria mais uma estratégia para retardar o avanço da epidemia de Covid-19.

Confira a cobertura completa do E-Commerce Brasil sobre o coronavírus

Seguindo o conselho da Organização Mundial da Saúde, a Autoridade Bancária Europeia (EBA) disse que as empresas de meios de pagamento podem ajudar a limitar a propagação do vírus ao disponibilizarem opções de compras que não precisam de troca de dinheiro físico.

Incentivo

A EBA disse que está incentivando as empresas de pagamento a aumentarem, sempre que possível, os limites de pagamento sem contato para 50 euros por transação, conforme permitido pelas regras da UE.

Na França, que está em paralisação, as padarias já estão pedindo aos clientes que usem formas de pagamento sem contato. Para proteger os motoristas de ônibus, as autoridades da região de Paris também introduziram uma opção de pagamento de passagens por meio de mensagens de texto.

Pagamentos sem autenticação do cliente

A EBA disse que permitirá que empresas de pagamento ficassem isentas da autenticação do cliente. Ou seja, não cobrará mais de uma verificação da identidade do consumidor para evitar fraudes, até o limite de 50 euros.

A empresa de pagamentos Worldline disse à Reuters que estava ouvindo alguns comerciantes que dinheiro em espécie não era mais aceito e que pagamentos sem contato eram incentivados ou exigidos.

Com informações da Reuters.