De acordo com o
Mastercard SpendingPulse™, que mede as vendas nas lojas físicas e no varejo online para todas as formas de pagamento, as vendas totais no varejo brasileiro registraram um crescimento de
+7,5% ano a ano em novembro.
Os setores de Combustíveis (
+42,6%), Restaurantes (
+19,5%), Materiais de Construção (
+11%) e Supermercados (
+10,8%) superaram a taxa de crescimento das vendas totais no varejo, enquanto em Móveis e Eletrônicos
(-10%), Móveis para Casa (
-6,6%) e Artigos de Uso Pessoal (
-1,7%)
, o crescimento das vendas no varejo foi menor na comparação com o mesmo período do ano passado.
Em termos de vendas totais nas regiões, Norte (
+14,7%), Centro-Oeste (
+9,7%), Sul (
+9,4%) e Nordeste (
+8,2%) superaram as demais regiões do país, enquanto no Sudeste (
+6,3%), o desempenho foi inferior ao crescimento das vendas nacionais.
Vendas no comércio eletrônico
Como resultado do rápido crescimento do e-commerce experimentado no ano passado, as vendas do comércio eletrônico no Brasil diminuíram
-16,5% em comparação com novembro de 2020.
Comparativo ano a 2 anos
Para uma melhor compreensão do que significam esses números, a comparação com 2019 revela índices interessantes para análise: as
vendas totais no varejo cresceram
+19,1% no comparativo ano a 2 anos e as vendas
de e-commerce aumentaram
+39,7%quando comparadas com o mesmo mês de 2019.
“Essa comparação com o período pré-pandêmico nos fornece
insights relevantes para analisar as preferências de consumo dos brasileiros. Ao nos aproximarmos do fechamento de 2021, podemos constatar que o e-commerce realmente passou a fazer parte dos hábitos de consumo - e, quando comparado ao cenário de vendas de 2019, está em constante crescimento. Tal comportamento era esperado, porque depois que os brasileiros experimentaram a praticidade, segurança e facilidade com as compras online, fica mais difícil abandoná-las”, afirma Estanislau Bassols, Gerente Geral da
Mastercard Brasil.
*As vendas no comércio eletrônico são vendas de bens e serviços nas quais os compradores fazem um pedido ou o preço e os termos da venda são negociados pela Internet, em um dispositivo móvel (M-commerce), Extranet, rede EDI (Electronic Data Interchange), correio eletrônico ou outro sistema online comparável. O pagamento pode ou não ser feito online.
Leia também: Saiba quais foram os produtos mais vendidos no Mercado Livre em 2021.