Logo E-Commerce Brasil

Venda digital de games cresce 33% ao ano, diz analista

Por: Vivianne Vilela

Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil

Vivianne Vilela atua como Diretora de Conteúdo, do E-Commerce Brasil há mais de 11 anos. É responsável pela curadoria dos eventos, dentre eles o Fórum E-Commerce Brasil (maior evento de <nowrap>e-commerce</nowrap> das Américas). Passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional.

As vendas de cópias digitais e conteúdos para download estão crescendo num ritmo de 33 por cento ao ano nos Estados Unidos e na Europa.

Os dados foram apresentados pelo analista da NPD Liam Callahan durante painel no evento Game Developers Conference, que ocorreu nesta semana em San Francisco.

De acordo com Callahan, a venda de conteúdos digitais de games gerou 5,9 bilhões de dólares em 2012 somente nos Estados Unidos. Na Europa, os números foram expressivos também: 1,7 bilhão de dólares no Reino Unido, 1,4 bilhão de dólares na Alemanha e 1 bilhão de dólares na França.

Outro dado trazido pelo analista aponta clara mudança no padrão de consumo de games: 40 por cento das vendas de games nos Estados Unidos em 2012 foram direcionados para conteúdos digitais – aumento de 28 por cento em relação a 2010.

Mas Callahan não falou apenas de mercados em ascensão. Sua empresa, a NPD, registrou uma queda de 17,1 por cento na venda de games usados nos Estados Unidos em relação a 2011 – número que pode estar relacionado ao aumento nas vendas digitais.

Durante o painel que tratava do assunto, os palestrantes também previram que a China tem expectativa de crescimento de 10% ao ano no ramo pelo menos até 2016.

Por: INFO tecnologia