Logo E-Commerce Brasil

Varejo dos EUA cresce em julho com antecipação às tarifas

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Os gastos do varejo nos Estados Unidos registraram recuperação em julho, impulsionados por promoções de verão e pela antecipação de compras diante da expectativa de novas tarifas. As informações são do Retail Monitor CNBC/NRF, relatório realizado em parceria com a Affinity Solutions e divulgado pela National Retail Federation (NRF).

Varejo dos EUA cresce em julho com antecipação às tarifas
(Imagem: Envato)

“O consumo avançou em julho, favorecido por eventos de vendas bem-sucedidos e pela busca dos consumidores em garantir produtos antes das tarifas”, afirmou Matthew Shay, presidente e CEO da NRF. O executivo explica que, embora o emprego cresça em ritmo menor do que o esperado, os salários seguem acima da inflação. Isso mantém espaço para o consumo.

Recuperação após junho

As vendas totais do varejo, excluindo automóveis e combustíveis, subiram 1,45% em relação a junho (com ajuste sazonal) e 5,89% na comparação anual. No mês anterior, havia sido registrada queda de 0,33% e alta de 3,19% ano a ano.

No recorte que considera apenas o varejo básico — sem restaurantes, concessionárias e postos de gasolina — houve alta de 1,55% sobre junho e de 5,93% em relação a julho de 2023. Já no acumulado de janeiro a julho, as vendas totais avançaram 4,83%, enquanto as básicas cresceram 5,07%.

Desempenho por categoria

Em julho, oito das nove principais categorias varejistas registraram crescimento no comparativo mensal, e todas, exceto uma, avançaram na comparação anual. Os destaques foram:

  • Produtos digitais (e-books e jogos): altas de 1,35% mês a mês e 25,01% ano a ano
  • Artigos esportivos, hobbies, música e livros: altas de 2,36% mensal e 9,99% anual
  • Lojas de produtos gerais: altas de 2,04% mensal e 6,94% anual
  • Roupas e acessórios: altas de 1,75% mensal e 6,73% anual
  • Supermercados e bebidas: altas de 1,43% mensal e 5,42% anual
  • Saúde e cuidados pessoais: altas de 1,69% mensal e 4,44% anual
  • Eletrônicos e eletrodomésticos: retração de 0,51% mensal e alta de 2,11% anual
  • Móveis e decoração: altas de 0,98% mensal e +1,53% anual
  • Materiais de construção e jardinagem: alta de 1,32% mensal e retração de 4,11% anual

Diferente dos dados do Census Bureau, que dependem de revisões periódicas, o Retail Monitor utiliza informações reais e anônimas de compras feitas com cartões de crédito e débito, fornecidas pela Affinity Solutions.