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Ubaa aposta na plataforma Nuvemshop para alavancar proposta inovadora de negócio

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

O propósito da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, e o da Ubaa, empresa recém iniciada com uma proposta inovadora, estão intimamente ligados. A primeira segue com a missão de viabilizar tecnologia de ponta, até então privilégio dos gigantes do varejo, para negócios de qualquer tamanho, reduzindo as barreiras do empreendedorismo. A segunda tem por objetivo reduzir o desperdício, negociando e revendendo a preços competitivos as “pontas de estoque” de grandes indústrias produtoras de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e de higiene.

Essa afinidade de propósito foi um dos fatores que pesou na definição da parceria. Felipe Meldonian, sócio fundador da Ubaa, foi minucioso na busca e decidiu pela Nuvemshop após ter avaliado mais de dez opções de plataformas para e-commerce. Contudo, ele afirma que o motivo principal foi outro: a promessa de suporte robusto e próximo por parte da Nuvemshop. “Promessa feita e cumprida. O suporte dado pela plataforma é fantástico”, comenta o empreendedor.

De fato, o conjunto de soluções da plataforma – que inclui recursos para pagamentos, logística, marketing, experiência do consumidor, entre outros – garante ao lojista um ecossistema completo e favorável para potencializar o seu sucesso. Dentro da Nuvemshop Next, o cliente ganha mais ferramentas, além de ter um gerente dedicado e consultoria para tomada de decisões estratégicas. “Na jornada do empreendedor você vai encontrar bifurcações e até mesmo ruas sem saída. Facilita muito ter com quem contar, consultar”, conta Felipe.

Esse atendimento diferenciado é o jeito de fazer cumprir o propósito da Nuvemshop, segundo Guilherme Pedroso, country manager da empresa no Brasil. “Trabalhamos para transformar sonhos em histórias que transcendem, reduzir as barreiras do empreendedorismo e ofertar a negócios de qualquer tamanho as ferramentas para competir e fazer o sonho acontecer. É motivo de comemoração ter um projeto inovador e com viés social tão importante como a Ubaa com a gente”, diz o executivo.

Ubaa: negócio nasceu de um imenso incômodo

O incômodo com a dinâmica de produção e o desperdício de alimentos no planeta gerou muitas perguntas que acabaram dando origem à Ubaa. “Para se ter uma ideia, perde-se um terço de tudo o que é produzido no mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU). A gente ficou curioso para entender por que isso acontecia e o que estava sendo feito para evitar esse impacto”, diz. O empreendedor e seus colegas descobriram que tais perdas ocorrem, majoritariamente, na cadeia do produto in natura, o sistema agrário. Intempéries, pragas, perdas logísticas, são alguns dos motivos para o desperdício.

Quando se analisa a questão no elo da cadeia de valor que compreende a indústria, distribuidores e varejo, a perda representa cerca de 2% do faturamento. “Parece pouco, mas em um país do tamanho do Brasil, o prejuízo é enorme. São mais de R$40 bilhões”, comenta. “A perda é um erro, ninguém quer perder, jogar fora”. O empreendedor analisou que tais números têm a ver com planejamento, oferta e demanda.

A equipe da Ubaa constatou que “grandes redes varejistas exigem o produto recém fabricado, assim, produtos há algum tempo parados no estoque da indústria são mais difíceis de vender e muitas vezes são descartados”, explica Felipe. “Além dos produtos de baixo giro, existem os que serão descontinuados ou tiveram embalagens trocadas; tudo isso muitas vezes acaba no lixo”, complementa.

A proposta da Ubaa é identificar tais situações nas grandes indústrias e transformá-las em oportunidades, negociando e repassando descontos aos clientes. Em média, os produtos da loja são 30% mais baratos em relação aos grandes supermercados. O e-commerce ainda está no começo, foi lançado no final de 2021, mas os planos de crescimento são consistentes. “Somos um canal outlet da indústria, quanto mais vendemos, mais evitamos que produtos sejam descartados”, diz o sócio fundador da Ubaa.

A ideia de ter a loja online, de acordo com Felipe, considerou a necessidade de manter um baixo custo fixo. “Nosso cliente quer algo funcional e preço baixo, e entre as aplicações da Nuvemshop, as mais certeiras têm sido o gateway de pagamentos e frete”, conta. O objetivo é operar bem os clientes cadastrados para depois ampliar o investimento em comunicação, composição de estoque e outras funcionalidades.

No que depender da plataforma para tornar realidade os objetivos traçados, a Ubaa está pronta para os próximos passos. No ecossistema Nuvemshop, a loja conta com recursos tecnológicos de apoio desde o lançamento até a expansão do negócio. Com a Nuvemshop Next e a consultoria customizada, Felipe e sua equipe terão a análise das melhores estratégias para o negócio, do melhor mix de recursos para sua loja e das soluções mais viáveis para os desafios.

As integrações e a confiabilidade do ecossistema da Nuvemshop fornecem uma ótima experiência ao cliente. “Viabilizamos para as marcas – sejam embrionárias, em crescimento ou já consolidadas – tecnologia de ponta em e-commerce, coisa que até pouco tempo era privilégio dos gigantes do varejo”, conclui Pedroso.

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