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Lojistas declaram o investimento em transformação digital, mostra pesquisa

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Pesquisa da Dito em parceria com o E-Commerce Brasil mostrou que 64,5% dos lojistas investiram consideravelmente em transformação digital em 2021.

26% dos respondentes, no entanto, afirmaram que o investimento no setor foi mediano, sem que esta seja uma prioridade para a companhia no momento.

6,5% não investiram em transformação digital e 3% afirmaram que o investimento foi baixo.

Desafios

Para 58% dos entrevistados, um dos maiores desafios de implementar uma transformação digital atualmente é a cultura da empresa.

Também na faixa dos 58% estão os que assinalaram que o maior desafio se encontra na tecnologia e na infraestrutura.

Outras respostas:

  • 42% mão de obra qualificada;
  • 38% senso de urgência;
  • 38% orçamento;
  • 38% marketing;
  • 29% compromisso executivo e evangelização.

Benefícios

Já para as empresas que são adeptas da digitalização, o principal benefício é a melhoria do relacionamento e da satisfação dos clientes, com 80% das respostas.

Podendo assinalar mais de uma alternativa, 74% também alegaram que aumento da receita e 71% eficiência operacional.

67% falaram sobre aumento da produtividade e 38% sobre redução de riscos.

Para o futuro

Quando questionados sobre os investimentos da empresa em estratégias digitais para o próximo ano, 84% responderam que será crescente e maior do que em 2021.

Crescente também foi a resposta de 90% dos lojistas sobre a quantidade de vendas realizadas em canais digitais projetadas para o ano que vem.

Por fim, 80% responderam que será também crescente o investimento em 2022 em estratégias de relacionamento e comunicação omnichannel com a base de clientes.

Experiência omnichannel

Sobre garantir uma boa experiência omnichannel, 93% responderam que entre os pontos mais importantes está a integração de dados e canais.

Podendo responder mais de uma alternativa, 80% assinalaram a automação dos processos.

Para 64% o essencial é um atendimento humanizado e para 51% a personalização.

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