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TikTok Shop demite funcionários pela terceira vez no ano nos EUA

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O TikTok iniciou uma nova rodada de demissões na TikTok Shop, sua divisão de comércio eletrônico nos Estados Unidos, marcando o terceiro corte desde abril, conforme a Reuters. A medida faz parte de um processo de reestruturação, segundo informou a empresa em comunicado na última quarta-feira (2).

Logo do TikTok e celular com os dizeres: TikTok Shop.
(Imagem: Reprodução)

“À medida que o negócio da TikTok Shop evolui, revisamos regularmente nossas operações para garantir o sucesso a longo prazo. Tomamos a difícil decisão de ajustar partes da nossa equipe para melhor alinhá-las às prioridades estratégicas”, afirmou um porta-voz da empresa. O número de funcionários afetados não foi divulgado.

Nos últimos meses, a TikTok Shop passou por diversas mudanças estruturais após não atingir metas internas de vendas em 2023. Além dos cortes em abril e maio, a equipe nos EUA – especialmente na região de Seattle – tem sido parcialmente substituída por gestores baseados na China, em uma tentativa de replicar o modelo bem-sucedido da controladora ByteDance em países asiáticos.

Apesar dos ajustes, a TikTok Shop continua sendo o segmento de crescimento mais acelerado da plataforma e uma das prioridades da ByteDance. Em 2023, o serviço foi expandido para cinco novos países europeus, incluindo Alemanha e Espanha.

O futuro da operação nos EUA, no entanto, permanece incerto. A plataforma enfrenta uma possível proibição por motivos de segurança nacional. Uma lei aprovada em 2024 exige que a ByteDance, sediada em Pequim, venda o TikTok até setembro deste ano para evitar o banimento no país. O ex-presidente Donald Trump, que voltou a apoiar a medida, afirmou recentemente que já há um comprador interessado, aguardando apenas a autorização do governo chinês.