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Ticket médio das transações fraudulentas supera o das vendas normais, afirma pesquisa

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O ticket médio das tentativas de golpes no e-commerce no 1º semestre superou o valor médio das compras normais. Segundo um estudo divulgado pela FControl, especializada em prevenção de fraudes, nos seis primeiros meses do ano o ticket médio das transações fraudulentas foi de R$ 577,40, 53% maior que os R$ 275,68 das vendas normais.

A pesquisa aponta ainda para uma moderada redução nas tentativas de fraudes neste período, que foi de 1,98%, contra 2,04% registrados no mesmo semestre de 2012. Apesar da redução no volume de tentativas de golpes virtuais, o percentual de perda financeira efetiva se manteve em 0,04%. De acordo com analistas da FControl, a concentração de tentativas de fraudes de produtos de maior valor e o ligeiro aumento de ocorrências de golpes virtuais em vendas de passagens aéreas justificam a estabilidade desse índice.

A categoria de Turismo foi a que registrou maior volume de tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro no 1º semestre de 2013, seguida por Informática, Eletrônicos, Serviços (recarga/downloads) e Automóveis (peças/acessórios). No mesmo período do ano passado, o ranking também foi liderado pelo segmento de Turismo, acompanhado pelas categorias de Serviços (recarga/downloads), Informática, Eletrônicos e Automóveis (peças/acessórios). Entre os produtos mais visados pelos fraudadores nos primeiros seis primeiros meses do ano, figuraram, na ordem: notebook e tablet, telefone celular e TV LED, home theater, games e consoles, som automotivo e pneus e itens de perfumaria.

Ainda de acordo com a análise da FControl, 5,8% de todo o volume transacionado no digital commerce da região Norte na primeira metade do ano corresponderam a tentativas de fraudes. No Nordeste foi identificado um percentual de 4,9%, enquanto a região Centro-Oeste teve 3,7%, o Sudeste com 2,7% e o Sul com 1,5%.

Os Estados que registraram mais investidas de criminosos no comércio eletrônico foram o Pará (8,8% de todo o volume transacionado no 1º semestre de 2013), Ceará (7,1%), Maranhão (6,9%), Rio Grande do Norte (5,8%), Goiás (5,7%) e Bahia (5,6%).

Sofrendo 66% das tentativas de golpes virtuais com seus cartões de crédito, os homens superaram as mulheres como as principais vítimas de roubos de dados por parte dos estelionatários digitais.

“Embora existam diversas soluções e tecnologias disponíveis no mercado para identificar e barrar as fraudes com cartão de crédito no digital commerce, os golpes virtuais ainda ameaçam boa parte dos PMEs digitais, como são chamados os pequenos empreendedores que têm atividades ligadas ao comércio eletrônico pela internet. Muitos comprometem suas vendas por desconfiarem dos compradores e temerem fraudes”, afirma Romero Rodrigues, CEO e fundador do Buscapé Company.

Confira abaixo os índices das tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro no 1º semestre de 2013 em comparação com o mesmo período de 2012:

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Com informações de Ecommerce News