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Tentativas de fraude no Dia das Mães ultrapassaram R$ 66 milhões, aponta ClearSale

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

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A ClearSale, empresa que faz parte da Serasa Experian e é referência em prevenção a fraudes, mostra, em seu estudo exclusivo, que foram registrados mais de 55 mil pedidos fraudulentos no e-commerce durante o período do Dia das Mães. A data movimentou o comércio, com mais de 5 milhões de compras online realizadas, e as tentativas de golpe ultrapassaram R$ 66 milhões.

Mulher negra, frustrada com fundos insuficientes, problemas de pagamento on-line, cartão bancário de crédito, falha em compras pela internet, falência, use laptop, tente pagar, bloqueou fraudes fraudulentas em casa.
(Imagem: Envato)

A taxa de tentativas de fraude alcançou 2,09%, com um ticket médio de R$ 1.200 por transação fraudulenta — um aumento de 8,44% em relação ao valor registrado na mesma época do ano passado.

“O Dia das Mães é uma das datas que mais movimenta o setor varejista, com um grande volume de vendas. Isso atrai a atenção dos golpistas, que se aproveitam do aumento de compras para realizar ações fraudulentas. Por isso, é fundamental que consumidores e comerciantes, desde o pequeno até o grande empreendedor, estejam sempre atentos e redobrem os cuidados”, explica Matheus Manssur, superintendente comercial da ClearSale.

Em 2025, as categorias que mais sofreram tentativas de golpe foram: celulares (4,23%), com ticket médio de R$ 3.039; eletrodomésticos (3,08%), com ticket médio de R$ 2.732; infantil (1,68%), com ticket médio de R$ 315; beleza (1,01%), com valor médio por transação de R$ 523; e calçados (0,95%), com ticket médio de R$ 511.

“Os dados do nosso estudo mostram que os consumidores têm a preferência por presentear com bens mais duráveis, o que atrai os golpistas devido ao alto valor agregado desses produtos. Seguimos atuando com rigor na prevenção, sempre em busca de garantir mais segurança, tanto para os comerciantes quanto para os consumidores”, reforça Manssur.