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Automatização de atendimento na gestão de serviços otimiza processos

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Ao mesmo tempo em que a pandemia da Covid-19 trouxe perdas inesperadas para as empresas, muitas outras encontraram uma forma de provar que a tecnologia pode ser a maior aliada dos negócios nos dias de hoje. A crise causada pelo coronavírus acelerou algumas transformações como o fechamento das lojas físicas. O relacionamento das marcas com os clientes precisou se adaptar e as estratégias de negócios migraram para o ambiente digital.

A mudança das vendas para o ambiente online encontrou um grande aliado: os chatbots, que nada mais são do que a automatização de mensagens que facilitam o relacionamento entre marcas e pessoas. Essa automatização pode ou não utilizar inteligência artificial para oferecer um atendimento mais ágil, em grande escala e que atenda às expectativas dos consumidores, a isso, damos o nome de contatos inteligentes.

Essa forma de atendimento, relacionamento e engajamento dos clientes ganhou muita força e se mostrou eficaz através dos canais de mensagem como WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger. Take Blip, provedora dessa solução de contatos inteligentes que estreitam o relacionamento entre negócios e consumidores, oferece rapidez, agilidade e escalabilidade e traz números que reforçam a crescente importância dos canais de mensagem como estratégia de relacionamento com o mercado.

“Em 2020, nós atingimos mais de 10 bilhões de mensagens trafegadas em nossa plataforma e mais de 80 milhões de usuários únicos interagiram com os contatos inteligentes dos clientes que atendemos”, traz Luiz Marcelo, Diretor de Retail, CPG e Services em Take Blip.

Luiz Marcelo, Diretor de Retail, CPG e Services em Take Blip, destaca que o uso de contatos inteligentes em canais de mensagem, como WhatsApp, favorece o usuário, facilitando o acesso a serviços.

Foto: Estúdio Ventana

As conversas funcionam de maneira muito natural, ágil, em grande escala e de forma direta. O que pode ser muito útil na gestão de serviços e em comunicação corporativa de empresas de ramos diversos. Como as pessoas estão cada vez mais conectadas, a utilização de chatbots nos canais de mensagem como o WhatsApp, Telegram e outros é uma realidade atrativa para o ambiente interno das empresas, já que esse é um ambiente otimizável e favorável para a realização de tarefas com agilidade.

A realidade dos contatos inteligentes oferece um ambiente em que é possível alcançar bons resultados em um tempo menor do que aquele que se estava acostumado a praticar, sem perder qualidade e com foco na experiência.

Para as empresas, pensar nessa tecnologia para otimizar o gerenciamento das suas atividades internas significa não apenas redução de custos, mas, também, um ganho de tempo operacional já que o relacionamento através dos contatos inteligentes oferece a agilidade necessária para responder às demandas de maneira muito mais prática e automática.

Atualmente, Take Blip conta com vários contatos inteligentes voltados para RH e comunicação corporativa de empresas da saúde, mineradoras, telecomunicações, varejo e outros. Os principais canais utilizados são: Workplace Chat, Microsoft Teams, Blip Chat, com contatos inteligentes que podem ser customizados nos Portais Corporativos, e o WhatsApp, o principal canal de mensagem no mundo.

Com funcionalidades diversas, muitos utilizam fluxos transacionais (100% automatizados dentro do contato inteligente), com integrações com sistemas internos, além de transbordo para atendimento humano em casos de assuntos de maior complexidade.

Alguns exemplos de funcionalidades em que o contato inteligente pode atuar:

  • Medicina do trabalho: agendamento de exames admissionais e demissionais, periódicos, entrega de atestado médico;
  • Recrutamento e seleção: indicação de candidatos, candidatura em processos internos e divulgação de vagas;
  • Plano de saúde: carteirinha virtual, cobertura e rede credenciada, inclusão e exclusão de dependentes, solicitação e acompanhamento de reembolsos;
  • Serviços de TI: abertura e acompanhamento de chamados, solicitação de equipamentos, serviço de reset de senha, pedidos de instalação de softwares, FAQ;
  • Recursos Humanos: agendamento, aprovação e cancelamento de férias, informativos sobre folha de pagamento e benefícios, pedidos de reembolso;
  • Em condomínios: consultas e reservas de estruturas do condomínio, geração de 2a. via de boletos e taxas condominiais, agendamento e envio de lembretes de reuniões e assembleias, pesquisas de opinião e votações.

É importante ter em mente que essa solução pode ser adaptável para a realidade de empresas de qualquer tamanho, Luiz Marcelo, de Take Blip, traz ainda que essa é uma solução que facilmente se integra aos canais de atendimento já usados pela empresa: “A conversa com um contato inteligente, desde que tenha sua interface conversacional bem construída, é tão simples quanto conversar com qualquer pessoa de seu relacionamento. Sendo assim, pessoas de todas as idades não terão dificuldades em sua utilização e adoção. Além disso, uma das grandes vantagens de se utilizar os canais de comunicação já conhecidos, como por exemplo o WhatsApp, é exatamente o fato de não necessitar de um novo aprendizado em uma nova plataforma. Automaticamente essa barreira da resistência é vencida!”

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