A devolução de produtos adquiridos pelo e-commerce não precisa ser um desafio para os consumidores. Partindo dessa premissa, a SHEIN, empresa global do setor de moda, beleza e lifestyle, e a Jadlog, uma das principais transportadoras do comércio eletrônico, acabam de anunciar a ampliação de uma parceria que busca consolidar a logística reversa como uma solução que valoriza a praticidade, a rapidez e a sustentabilidade.

A iniciativa proporciona uma alternativa inovadora para as devoluções, eliminando a necessidade de esperar por retiradas em domicílio. Agora, é possível realizar devoluções de produtos adquiridos na plataforma da SHEIN em mais de 4 mil pontos de coleta da rede Jadlog Pickup distribuídos pelo território nacional, que incluem estabelecimentos como salões de beleza, cafeterias, papelarias e lavanderias, entre outros.
Com essa solução, aumentam as opções de devolução próximas ao local de trabalho ou residência do consumidor, reduzindo o tempo gasto e simplificando os procedimentos. O processo é prático e consiste em apresentar um QR code em um ponto Jadlog Pickup autorizado.
Após a entrega do produto, a confirmação da devolução ocorre em poucas horas, acelerando o reembolso e contribuindo para a satisfação do consumidor. Além dos benefícios já mencionados, a alternativa representa uma economia de aproximadamente 20% em relação ao modelo tradicional de coleta porta a porta.
O sistema integrado também promove sustentabilidade, consolidando entregas e devoluções em um único local e diminuindo o fluxo de veículos nos centros urbanos. Essa medida contribui para a redução das emissões de CO2 e da poluição sonora nas cidades.
De acordo com Cesar Borges, diretor de logística da SHEIN para a América do Sul, o propósito é incentivar o uso dessa alternativa, melhorando a experiência de compra e pós-compra com eficiência, economia e responsabilidade ambiental.
“Além de melhorar a experiência do consumidor, a parceria ajuda a SHEIN a otimizar os custos de logística. Desta forma, também apoiamos um modelo de logística reversa mais inteligente e eficaz, e reforçamos o compromisso da SHEIN com a excelência operacional no Brasil”, afirma o diretor de logística para a América do Sul da empresa.
Atualmente, os mais de 50 milhões de clientes da SHEIN no Brasil podem devolver produtos adquiridos em compras internacionais (itens enviados do exterior) quanto em compras nacionais feitas por meio do marketplace (itens enviados por vendedores locais que utilizam a plataforma). Essa possibilidade amplia a segurança e a tranquilidade nas transações realizadas por intermédio da plataforma.
Bruno Tortorello, CEO da Jadlog, destaca que operações de logística reversa ágeis e eficientes contribuem para fidelizar consumidores, incentivando novas compras. Investir na capilaridade de uma rede de pontos parceiros amplia a conveniência e fortalece a excelência operacional.
“Pesquisas comprovam que um processo fácil, rápido e eficiente de logística reversa fideliza o cliente e o encoraja a realizar mais compras. Por isso, é estratégico contar com uma rede de pontos comerciais parceiros para viabilizar as devoluções em locais próximos do trabalho e da residência dos consumidores em todo o País”, explica o CEO da Jadlog.
A parceria entre SHEIN e Jadlog reforça o compromisso com um modelo logístico reverso inteligente, eficaz e sustentável, que aprimora continuamente a experiência do consumidor no comércio eletrônico brasileiro.
Comentários