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Redes sociais devem movimentar US$ 29,1 bilhões em 2015 no mundo

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Um novo levantamento conduzido pela empresa de consultoria Gartner estima que a receita gerada com as mídias sociais deve totalizar 10,3 bilhões de dólares este ano no mundo, crescimento de 41,4 pontos percentuais em relação ao ano anterior, quando o setor registrou 7,3 bilhões de dólares. A consultora ainda estima que este mercado deve movimentar aproximadamente 14,9 bilhões de dólares em 2012 e 29,1 bilhões no ano de 2015.

Os anúncios devem se consolidar como a principal fonte de receita. Segundo a Gartner, o montante arrecadado com propaganda em redes sociais deve somar 5,5 bilhões de dólares em 2011, podendo saltar para 8,2 bilhões no ano seguinte. Display advertising e comerciais em vídeo digital direcionados para aparelhos eletrônicos como PCs, celulares e tablets devem ser os responsáveis pelos ganhos.

A Gartner explica que a propaganda em redes sociais está evoluindo rapidamente e migrando dos atuais anúncios estáticos e pelo sistema Pay per click (PPC, ou pago por clique) para um modelo dinâmico e de “engajamento contínuo”, o qual se utiliza de informações de usuários – amigos, comentários, mensagens, fotos, entre outros – para ofertar produtos e serviços que podem ser realmente úteis a todo o momento em que estiver conectado.

A receita com jogos online em redes sociais também deve ser representativa, prevê a consultora, estimando que este mercado movimente aproximadamente 3,2 bilhões de dólares em 2011 e aumente para 4,5 bilhões de dólares no próximo ano. O montante estimado inclui a receita que os sites recebem ao permitir que provedores de games utilizem sua plataforma como canal de venda.

A empresa explica que os sites de redes sociais estão cada vez mais orientados para a monetarização dos jogos, sendo o modelo “freemium” – que permite os jogadores comprar recursos diferenciados para aumentar seu desempenho – juntamente com a propaganda os principais motores desse crescimento.

A receita com assinaturas de mídia social deverá representar US$ 236 milhões em 2011. Em 2012, o valor chegará a US$ 313 milhões. No entanto, poucos sites cobram mensalidade, sendo que a maioria o fazem por serviços diferenciados. Sites profissionais como o LinkedIn, o Xing na Alemanha e Vladeo na França, cobram uma taxa de assinatura de seus usuários por serviços avançados.

Outro estudo recente divulgado pela Gartner estima que o comércio em redes sociais e em dispositivos móveis deve representar cerca de 50% da receita do comércio eletrônico no ano de 2015. Além disso, aproximadamente 80% das empresas norte-americanas e européias que atuam no setor de e-commerce devem expandir suas operações para países em desenvolvimento, como Brasil, Rússia, Índia, África, Japão ou China até 2013.