Com o aumento do tempo da população em casa por causa da pandemia de coronavírus, houve um “boom” em audiência nas mídias, em especial, na televisão. Para entender como esse momento histórico impactaria a sociedade, a Rede Globo e o Ibope realizaram uma pesquisa em âmbito nacional, revelou Fábia Juliasz, head of research da Rede Globo, do Fórum E-Commerce Brasil – Global Edition, nesta quinta-feira (30).
“Quando começou a pandemia, entendemos que precisávamos utilizar dados para entender como a questão impactaria a sociedade” revela Juliasz. “Queríamos saber quais seriam os impactos na jornada de consumo de mídia, imaginando que as pessoas estariam mais em casa, e o relacionamento com as marcas. Hoje sabemos que 46% dos brasileiros vão manter o hábito de comprar online quando a pandemia acabar”.
Os meios TV e jornais são reconhecidos como os de maior credibilidade junto à população, segundo Juliasz. E, durante a pandemia, também cresceu significativamente o consumo em periféricos, característica dos games, e o consumo em streaming superou o consumo da TV a cabo. O Tik Tok teve um boom de downloads no Brasil. “Isso mostra a busca por mais um meio de entretenimento em família”, analisa.
‘A casa não é mais só ponto de visita’
“Apesar de que apenas um terço da população tenha ficado em casa — por inúmeras razões, como impossibilidade de fazer home office —, foi percebido que os idosos passaram a utilizar mais os meios digitais, enquanto a população mais nova, costumeiramente avessa aos meios tradicionais, aderiu à grande mídia”, informa a especialista.
“Como a casa se tornou mais que um ponto de visita, as pessoas passaram ficar em casa de fato. Esse comportamento pode explicar o aumento dos reparos nos imóveis, melhorias na internet, a aquisição de equipamentos eletrônicos, pijamas e roupas confortáveis”, esclarece Juliasz.
O Fórum E-Commerce Brasil 2020 — Global Edition revolucionou a maneira de se fazer um evento online. Com todos os keynotes speakers, recebeu mais de 20 mil inscrições. Participe do evento nas redes sociais com usando a hashtag #forum2020
Leia também: Como atrair os novos consumidores no e-commerce pós-covid?
Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil